Card image

2º LIRAa de 2019 aponta índice de 0,5% em Fabriciano

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, divulgou nesta quarta-feira, 14, o resultado do segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, realizado entre os dias 6 a 9 de agosto. O índice foi de 0,5%, considerado baixo risco de acordo com o Ministério da Saúde.

Para o Secretário de Saúde, Ricardo Cacau, o índice é satisfatório e inédito no município. “Ficamos felizes com o resultado do último LIRAa, pois, mostra que a população está consciente, e que o trabalho de todos os agentes de endemias, equipe de zoonoses e comitê de arboviroses, limpeza urbana, além da criação de ecopontos tem dado certo”, ressalta.

Dentre os depósitos verificados neste período, foram encontrados 3 focos em vasos sanitários (30%); 2 focos em bebedouros de animais (20%) e ralos (20%); e 1 foco em caixa d’água (10%) e vaso de flor (10%).

Dos 62 bairros pesquisados no município, apenas sete apresentaram resultados positivos para Aedes aegypti. São eles: Amaro Lanari (0,2%), JK (0,35%), Melo Viana (0,23%), Olaria (0,75%), Ponte Nova (0,57%), Recanto Verde (1,7%) e Silvo Pereira I (0,74%).

“Apesar de estarmos comemorando o resultado é preciso manter a atenção, porque o Vale do Aço é uma região endêmica nas arboviroses. Com isso, é fundamental que o trabalho de prevenção continue”, finaliza o Secretário.

LIRAa

O LIRAa tem como principal objetivo verificar os índices de infestação dentro do município, a fim de que sejam realizadas ações para combater os principais focos em áreas onde a proliferação do mosquito seja maior. O levantamento é realizado pelo menos três vezes por ano.

No primeiro LIRAa de 2019, realizado em janeiro, o índice foi de 2,1%, número considerado de médio risco. Os principais focos foram encontrados em bebedouros de animais (46,8%); tambores (25%) e caixas d’água (12,5%) em cerca de 20 localidades diferentes.

É importante lembrar que apesar dos serviços realizados, o combate ao mosquito Aedes aegypti deve começar nas residências com medidas simples no dia-a-dia, como guardar garrafas e baldes vazios sempre virados para baixo; manter pneus sem água e em lugares cobertos; desobstruir calhas e tampar caixas d’água, poços e reservatórios de água; lavar e secar vasilhas dos animais antes de trocar água e ração; deixar ralos limpos e com aplicação de telas; entre outras.

SERVIÇOS

Setor de Controle de Zoonoses de Coronel Fabriciano

Rua Francisca Pereira, nº 152, Belvedere I

Atendimento: 7h às 17h, de segunda a sexta.

Mais informações, dúvidas e denúncias pelo número 3846-7614