5º Festival de Férias

Com algumas adaptações visando à prevenção ao Covid-19, mas com a diversão garantida, a Prefeitura de Coronel Fabriciano por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura realiza entre os dias 17 e 30 de julho, a 5ª edição do Festival de Férias, que visa oferecer aos alunos opções de recreação, lazer, esporte e cultura no período do Recesso Escolar.

 

Mais de 400 alunos da rede municipal, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, participam das atividades realizadas em quatro núcleos: Clube Olímpico, no Amaro Lanari; E. M. Maria das Graças Ferreira, Córrego Alto; E.M. Vereador Nicanor Ataíde, no Mangueiras e Núcleo Ivano Bessa (Curumim), Santa Inês. Nestes locais, foram instalados brinquedos (cama elástica, infláveis etc) e preparadas brincadeiras, atividades esportivas, de dança, culturais, passeios e gincana.

 

Em virtude da pandemia, serão duas semanas de programação especial, com rodízio entre as turmas para que todos possam usufruir dos atrativos organizados nos núcleos.  Secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, expõe que o festival de férias é uma oportunidade para os alunos realizarem atividades que muitos não têm acesso, como piscina e cinema. “É muito gratificante ver a alegria estampada no rosto de cada participante”, completa.

 

INCENTIVO AOS BONS ALUNOS

A gerente do Sistema Municipal de Educação, Cristina Soares, explica que um dos critérios para participação da criança no Festival de Férias é o bom desempenho escolar, incluindo nota e comportamento em sala de aula. “O Festival é muito aguardado por nossos alunos e funciona como um incentivo para as crianças se esforçarem ao longo do ano, estudando mais e tirando boas notas”, afirma.

 

Já a gerente pedagógica, Neuza Viana, acrescenta que o festival é união do útil ao agradável. “Incentivamos os alunos a estudar mais e assim participar do festival de férias. Com isso melhoramos a qualidade de ensino, tanto com as avaliações internas quanto às externas”, completa.

 

LANCHE, TRANSPORTE E KIT ESPECIAL

O festival de férias na rede pública municipal foi implantado em 2018 e é realizado com recursos próprios do município. Todas as atividades são gratuitas para os participantes, incluindo o lanche saboroso e nutritivo, festival de picolé e sorvete e kit com mochila, camiseta e boné. Além disso, a Secretaria de Governança Educacional e Cultura garante o transporte saindo da escola até o local onde acontecem as atividades. Outro ponto a favor do Festival é a integração entre os alunos de diferentes escolas municipais e contemplam diversas faixas etárias organizados em grupos por cores.