Adote uma Praça Fabriciano revitaliza praça em parceria com Interact Club - Rotary

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, em parceria com o Rotary Club, inicia a revitalização da praça Dona Fantine, localizada na Av. Pedro Nolasco, no Centro. A iniciativa partiu do Interact Club Coronel Fabriciano Norte – Distrito 4520, que procurou a Prefeitura para uma parceria a fim de vivificar o espaço público, incentivando a interação social e o aproveitamento da área de lazer. O programa ganhou o nome: Adote uma praça, e a ideia é incentivar outros clubes de serviços, entidades e parceiros a revitalizar e cuidar de espaços públicos da cidade.

 

O projeto da revitalização foi feito pela equipe técnica da Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, composta por engenheiros e arquitetos; já a infraestrutura está sendo feita pela equipe da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos. O Interact Club entra com a mão de obra e preservação do local.  “Os jovens do Interact têm um potencial muito grande para desenvolver ideias sociais e estão empolgados em saber que contribuirão para deixar nosso município mais agradável para se viver. Para aceitação do projeto, nós procuramos o Prefeito Dr. Marcos Vinícius que ‘topou’ mais que imediato colocar em prática a ação”, explica a Coordenadora do Interact Club Coronel Fabriciano, Wânia Monteiro.

 

Ainda segundo Wânia, o projeto Adote Uma Praça foi colocado em pauta por um Jovem, que desde criança via a avó cuidando da praça com muito zelo. Mas após o falecimento da senhora o local foi alvo de vândalos. Ou seja, só a manutenção do espaço pela poder público não; era o necessário a ajuda da comunidade local para preservá-lo diariamente. 

 

Para a construção estão sendo investidos cerca de R$ 10 mil reais com recurso próprio. A previsão é que a obra seja entregue até o final de setembro. Após a conclusão, o Interact terá a missão de buscar um tutor para preservar a praça, ofertando juntamente com a Administração serviços simples como jardinagem, pintura e manutenção. “A medida é uma via de mão dupla: a população terá uma área de lazer e a Prefeitura destina o recurso que seria gasto com manutenção para outras praças que ainda não receberam o projeto. A intenção é ampliar a ação para outros bairros,” afirma o Prefeito, Dr. Marcos Vinícius.  

 

SAIBA MAIS

Iniciativa visa revitalizar e cuidar de praças e espaços públicos

O Interact Club Coronel Fabriciano Norte – Distrito 4520 é um grupo de adolescente de 12 a 17 anos que desenvolvem trabalhos voluntários em asilos, como arrecadação de mantimentos e atividades recreativas; fornece marmita para pessoas em situação de rua. O objetivo do Interact, desenvolvido em mais de 159 países pelos rotarianos de todo o mundo, é fazer com que os adolescentes desenvolvam uma liderança positiva e caráter humano vivenciando a realidade da vida.

 

Para participar das ações do Interact Club Coronel Fabriciano basta comparecer às terças-feiras no Colégio Angélica das 19h30 às 20h30.