“Alô Verde” - Entrega domiciliar e gratuita de mudas

Para marcar o dia da Arvore, a Prefeitura de Coronel Fabriciano anuncia programação com ações de conscientização e incentivo da comunidade na revitalização do meio ambiente e arborização urbana. Dentre elas, destaque para o “Alô Verde”, serviço inédito no Vale do Aço, de entrega domiciliar e gratuita de mudas para ser plantadas em calçadas, casas e terrenos da cidade.

 

O novo serviço começa a funcionar no dia 27 deste mês. Basta o munícipe entrar em contato por telefone com a Gerência de Meio Ambiente. O setor, responsável pela operacionalização, fará a análise do espaço que o interessado tem disponível, indicará a espécie mais adequada e agendará a entrega da muda de árvore em casa. Cada cidadão pode solicitar até três mudas por mês, dentre espécies nativas e frutíferas. As mudas são produzidas pelo Viveiro Municipal.

 

O prefeito Dr. Marcos Vinicius diz que a iniciativa visa ampliar a área verde urbana. “A gestão Novos Tempos acredita, e realiza ações efetivas, para o desenvolvimento sustentável. E tornar a cidade mais verde impacta diretamente na qualidade de vida. Por isso, criamos o ‘Alô Verde’ para incentivar a participação da população na arborização da cidade, de maneira responsável e consciente”, explica o prefeito.

 

O gerente de Meio Ambiente, Ivan César frisa a importância da preservação e cultivo das árvores e lista alguns benefícios. “As árvores diminuem a temperatura ambiente; trazem sombra e protegem contra chuvas e poluição do ar e sonora; são abrigos e fontes de alimento de pássaros; absorvem gás carbônico e liberam oxigênio; ajudam a evitar erosão do solo e controle das chuvas e secas”, elenca.

 

APOIO PARA COMBATE OS INCÊNDIOS

Ainda na Semana da Árvore, a Prefeitura vai entregar R$ 10 mil em equipamentos para prevenção e combate a incêndios. A doação será feita ao 5º Pelotão de Bombeiros da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O investimento foi garantido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), a título de compensação ambiental. A entrega está prevista para a próxima quarta-feira, 22/9.

 

BLITZEN E PLANTIO DE MUDAS

A Prefeitura de Fabriciano e instituições parceiras também farão ações educativas e distribuição mudas durante a Semana da Árvore. Estão previstas a entrega de cerca de 500 mudas. A programação inclui recuperação de uma área degradada com plantio de árvores nativas e frutíferas no mirante do Cristo, no bairro Bom Jesus (alto do bairro Santa Terezinha com Aparecida do Norte).

 

A Semana da Árvore é realizada pela Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação com apoio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos; e parceria do CODEMA, 5º Pelotão de Bombeiros da PMMG e Comando de Policiamento do Meio Ambiente e Rotary Club.

 

SERVIÇOS:

Gerência de Meio Ambiente. Telefone: (31) 3406-7595

 

Atendimento: segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.