Alunos de Fabriciano participam da Prova Brasil

A Secretaria de Governança Educacional de Coronel Fabriciano, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplica a partir de amanhã, 30, a Prova Brasil. O exame é para os alunos da rede municipal de ensino, matriculados nos 5° e 9° anos. Cerca de 800 alunos farão a prova cujo objetivo é avaliar o aprendizado dos estudantes de todo país. A Prova Brasil é aplicada a cada dois anos e serve também para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

 

Os testes avaliam o desempenho dos estudantes em língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, na resolução de problemas. Os alunos respondem também um questionário socioeconômico para avaliar também contexto que pode estar associados ao desempenho.

 

Na busca de melhor qualidade e de bons resultados, a Secretaria de Governança Educacional realizou durante o mês de outubro, simulados, aulões de língua portuguesa e matemática, projetos de intervenções extra turnos, palestras para incentivo dos alunos, capacitação de professores.

 

O Secretário de Governança Educacional de Coronel Fabriciano, Carlos Alberto Serra Negra, fala da importância da Prova Brasil para melhorar índices do IDEB. “O SAEB foi criado com a finalidade de acompanhar a qualidade e efetividade do ensino básico. Serve também para detectar os problemas mais comuns de cada escola, município e Estado e auxiliar secretários municipais e equipes diretivas na definição de ações para corrigi-los. Portanto, é um instrumento muito importante para todos envolvidos na educação, não só de planejamento, mas também da intervenção pedagógica”, conclui.  

 

As provas serão aplicadas para os alunos do município até o próximo dia 8 de novembro, seguindo o cronograma enviado pela Secretaria de Estado de Educação.