Card image

UBS do Cocais - Cocais ganha UBS moderna e mais serviços de saúde

A Prefeitura de Coronel Fabriciano inaugura nesta quinta-feira, 14, em Cocais a nova unidade básica de saúde, que leva o nome de um pioneiro do lugar, Miguel de Arruda Lima, o Sr. Miguel. Um antigo posto da PM foi reformado e ampliado, passando a abrigar a unidade, que por anos funcionou em um anexo cedido pela igreja católica. “Há mais de 10 anos reivindicamos essa mudança e agora, finalmente o sonho foi realizado para os moradores daqui. Estamos muito satisfeitos e esperançosos em poder fazer um ótimo trabalho para toda a comunidade”, afirma Nataly Aparecida Lopes, chefe da unidade e moradora de Cocais.                                                                                                                                                                

A Secretária de Governança da Saúde, Kátia Barbalho, reforça que a nova unidade trará um grande diferencial no atendimento aos moradores de Cocais e das comunidades da região. Segundo ela, o município vem ampliando dia a dia a atenção básica com foco na saúde da família e na qualidade de vida dos cidadãos. “Ampliamos a oferta de serviços, como exames e o atendimento domiciliar, que ganhou o reforço de novas equipes. Tenho certeza de que toda a população ficará muito satisfeita com mais este investimento da nossa gestão”, disse.                                                                                                                                                       

O prefeito Dr. Marcos Vinicius informou que a unidade foi feita com recursos próprios, aproveitando um imóvel que estava sem uso. Todas as adequações necessárias foram feitas pela equipe da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos e o material, adquirido pela Secretaria de Governança da Saúde. “Nós não medimos esforços pela saúde. Não é por acaso que, em menos de 15 dias, estamos inaugurando duas novas UBS’s e muito em breve vamos entregar a UPA. É um esforço que não abrimos mão”, disse Dr. Marcos.                                                                                                                          

Com um prédio maior e melhor estruturado, a nova UBS tem equipe multidisciplinar com médico, dentista, fisioterapeuta, nutricionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiro e agentes comunitários de saúde. No local, há também salas individuais para os atendimentos, amplo consultório odontológico e mais, uma sala de fisioterapia exclusiva para atendimento no local. A unidade de saúde de Cocais de Cima não será desativada e continuará prestando os mesmo serviços atuais.

                                                                                                                                                                           HOMENAGEADO

 

Após sugestão de moradores e projeto de Lei do Vereador Beto Cavalheiro, a Administração Municipal escolheu Miguel Arruda de Lima como homenageado, dando nome à nova unidade.

Filho de Manuela Avelina e Joaquim Justo de Lima, Sr. Miguel nasceu em Cocais no dia 03 de agosto de 1935. Dedicou sua vida ao próximo, atuando como enfermeiro e ajudando centenas de doentes, tratando ou levando-os ao hospital. Líder comunitário e agricultor muito religioso, foi um dos responsáveis pela reforma da igreja católica da comunidade. Homem simples, alegre e cativante, gostava de contar histórias, tocava violão e integrava o grupo do batuque de Cocais. Morreu em 7 de abril deste ano, deixando viúva a Dona Maria de Souza Lima e 9 filhos.