Copa de Mountain Bike mobiliza mais de 200 atletas em Fabriciano

A Copa Vale do Aço Mountain Bike – MTB XCM, realizada domingo, 24, foi marcada por disputas emocionantes e superação de limites na Serra dos Cocais. Foram duas largadas: uma controlada, próxima a Praça da Bíblia, e a segunda, no portal do cartão postal de Fabriciano. Mais de 200 atletas participaram da prova, que foi um teste de resistência e perícia em duas rodas.

Ygor Nascimento, de Manhuaçu e Jussara Natalino, Belo Horizonte, conquistaram o primeiro lugar geral da prova após vencer os 75 km de trilhas do Percurso Pró. No Percurso Sport, com 34 km, o pódio ficou com o fabricianense Robert Utsh e Ana Laura Vilela, de Caratinga. Em ambos os percursos, os atletas melhores colocados pontuaram para o ranking mineiro de MTB XCM.

A competição também teve quebra de recordes. Fernando Oliveira, de João Monlevade e Jeruza Alves, de Uberlândia, conquistaram os títulos de Rei e Rainha da Montanha ao subirem o morro dos Cocais no menor tempo: Fernando Oliveira cravou 29 minutos – um minuto a menos que Cristino Guerra – e Jeruza venceu o desafio em 44 minutos – o recorde anterior era de Catiane. O desafio: 6,7 km de subida íngreme partindo do Portal da Serra dos Cocais.

“A Copa Vale do Aço de Mountain Bike foi um sucesso, graças ao apoio da Prefeitura de Coronel Fabriciano. A Serras dos Cocais tem grande potencial para esportes de aventura, com trilhas ‘pegadas’ que desafiam os participantes, mas também recompensam pelas belezas do cartão postal da cidade. Agora é preparar a próxima competição e atrair, cada vez mais, novos competidores”, avaliou o atleta e organizador da prova, Fernando Bizi.

A competição foi promovida pela Top Team Vale do Aço, com apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Governança da Cidadania do Futuro e do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. A prova também contou com a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Jipe Clube Vale do Aço.

INCETIVO AO ESPORTE

Embora não valesse pódio ou pontos para o ranking mineiro de MTB, o desafio de subir a Serra dos Cocais foi levado a sério por ciclistas amadores de todas as idades no Percurso Passeio. Kevin Winston, 9 anos, veio de Açucena com o pai Edelson Winston, 42 anos. “Kevin aprendeu a andar de bicicleta quando tinha 1 ano e seis meses e não parou mais. Hoje é ele quem me chama para participar das provas, leva a sério o esporte e treina bastante”, conta o pai. Ele o filho subiram a Serra dos Cocais pela primeira vez e afirmam que irão voltar: “Gostei muito da prova, do lugar e do desafio”, diz Kevin, o participante mais novo da competição.

O prefeito Dr. Marcos Vinicius, que aderiu ao esporte há seis meses, também participou da prova. “A prática de qualquer esporte, seja qual for, é muito positiva para a saúde. Mas também é lazer para quem assiste, movimenta a economia loca, fomenta o turismo ao apresentar os atrativos da cidade para os visitantes. A nossa administração incentiva e, na medida do possível, apoia este tipo de iniciativa”, comentou o prefeito, minutos antes da largada rumo a Serra dos Cocais.

PÓDIO

Percurso Pró 75km – Masculino

1° geral Ygor Nascimento (Manhuaçu)

2° geral Gustavo Vilela Júnior (Caratinga)