Defesa Civil de Fabriciano não registra ocorrências, mas mantém alerta para chuvas

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Defesa Civil, mantém o alerta para chuvas em Coronel Fabriciano e segue com o trabalho de monitoramento das áreas de com risco de deslizamento e alagamentos na cidade. Na noite desta terça-feira, 19, e madrugada de quarta-feira, 20, choveu cerca de 50 mm. Apesar do grande volume, o órgão não registrou ocorrências com danos a vida e ao patrimônio de gravidade. O ribeirão Caladão, principal leito fluvial da cidade, não transbordou e nenhuma casa foi alagada.

 

“Apesar do volume considerável de chuvas, a situação de Fabriciano está sob controle. Já o resultado das ações preventivas realizadas durante o ano todo, como fiscalização e proibição do corte irregular de talude, orientações e ações educativas sobre plantio correto de árvores, incluindo poda e corte de árvores em riscos, ampliação dos serviços de limpeza urbana e córregos e, principalmente, obras de drenagem, contenção de encostas e construção de muros de arrimos em diversos pontos da cidade”, pontuo o gerente da Defesa Civil de Fabriciano, Daniel Fernandes Nunes

 

O órgão mantém o alerta para o período chuvoso, que deve seguir até o início de dezembro. A frente fria que atua em Minas Gerais deve manter o tempo chuvoso e as temperaturas amenas nos próximos dias. Segundo dados do Clima Tempo, a previsão é de chuvas brandas para quinta e sexta-feira, 21 e 22/11, com volume de 10 mm e 16 mm respectivamente. É esperado chuvas para o final de semana.

 

Em caso de emergência, o cidadão deve ligar nos telefones da Polícia Militar, 190; Corpo de Bombeiros, 193. A Defesa Civil Municipal atende pelo 199 (plantão) e pelo telefone 3846-7702. O órgão municipal funciona junto à Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, no bairro Giovanini, de segunda a sexta-feira, até às 16h.

 

AÇÕES RECOMENDADAS

·         Evite enfrentar o mau tempo.

·         Observe alteração nas encostas.

·         Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

·         Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

·         Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas

·         Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica