Card image

Dia D de vacinação contra Influenza e Tríplice Viral

A proteção contra a gripe Influenza (Gripe) e doenças como Sarampo, Caxumba e Rubéola é o foco da campanha de vacinação que acontece neste sábado, 30/4, em Coronel Fabriciano. O Dia D de vacinação ocorre em todas as Unidades de Básicas de Saúde (UBSs), que funcionarão das 8h às 17h para atender todos os moradores descritos no público prioritário definido pelo Ministério da Saúde.

 

Na cidade, apenas as unidades do Manoel Maia e Cocais não funcionarão no Dia D. Nestes locais, a população deve se informação sobre a programação.

 

Para tomar a vacina da influenza, o Ministério da Saúde convoca: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; trabalhadores da saúde, educação (professores), sistema prisional, transporte coletivo e portuários e caminhoneiros; forças de segurança e salvamento, forças armadas e adolescentes com medida socioeducativa.

 

Já a vacina tríplice viral é destinada a crianças de 6 meses menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. É preciso levar a caderneta de vacinação (cartão de vacinas) para atualização. Pessoas com vacina em atraso pode tomar a dose durante o Dia D ou agendar a imunização na Unidade de Saúde.

 

A coordenadora de imunização do município, Patrícia Hermógenes, lembra que a rede de saúde ainda está empenhada na campanha contra a Covid e muitas crianças ainda não tomaram a vacina. “A gente aguarda a população para se imunizar. Você que está nos grupos definidos como prioritários, venha se vacinar. Estamos entrando no inverno e temos várias ameaças, como o vírus HN3 da influenza. Portanto, este é o momento de se proteger”, sensibiliza.

 

VOLTA DO SARAMPO

Após décadas sem registros e já dado como erradicado, o Sarampo voltou em 2019 com casos notificados em todo país. Isso seria fruto da baixa vacinação, uma vez que a população se descuidou e deixou de se imunizar. Neste sábado, a vacina tríplice viral estará disponível para todas as crianças abaixo de 5 anos.

 

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau faz um apelo aos pais. “Estamos sob ameaça de uma doença que já tinha sido controlada. É indispensável que os pais tenham consciência do perigo que representa o sarampo e compareçam às unidades de saúde com seus filhos. Nós, sinceramente, esperamos que todos atendam ao nosso chamado”, conclui.