Educação no Trânsito para as escolas

Os mais de 8 mil alunos da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano começaram nesta quarta-feira, dia 11 de maio, uma nova disciplina no currículo escolar: a educação no trânsito. O tema não chega a ser matéria em sala de aula, mas haverá palestras e apresentações e até uma mini transitolândia para aulas educativas de direção e legislação.

As ações fazem parte da campanha “Maio Amarelo”, desenvolvida pelo Departamento de Trânsito ligado à Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos em parceria com as Secretarias de Governança Educacional e Cultura e da Saúde.

TRANSITOLÂNDIA

Uma das ações da campanha, a montagem de uma transitolândia, tem o objetivo de ensinar na prática como conduzir veículos de forma segura e adotar novos comportamentos para mudar o trânsito nas cidades.

Além dos adultos, as crianças estão no foco da campanha, especialmente os de idade escolar a partir do 4º ano. As principais orientações são sobre o respeito à faixa de pedestres, a função dos semáforos, os sinais dos agentes, conceitos de mão e contramão, além do respeito à sinalização.

“Fazer o trânsito mais seguro é uma responsabilidade de todos, afinal todos fazemos parte dele”, esta é uma das mensagens da campanha. A proposta visa promover ações que incentivem a educação de todos os usuários do trânsito. Além das escolas públicas, instituições privadas, creches e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão na programação.

TRÂNSITO TAMBÉM É SAÚDE

O que tem a ver educação no trânsito com Unidade Básica de Saúde? Na visão da campanha, tudo. Por isso este também é um dos locais escolhidos para as ações visando o público que frequenta as unidades. No saguão da UBS, enquanto aguarda pela consulta ou procedimento, o usuário recebe informações e dicas.

Na UBS do bairro Mangueiras, também foi montada uma mini transitolândia, no mesmo modelo das escolas, onde usuários e servidores poderão aprender sobre trânsito. Haverá também blitz com distribuição de panfletos educativos. Agentes de trânsito e a Polícia Militar darão apoio aos trabalhos.

O Gerente de Mobilidade Urbana e Transportes da Prefeitura de Coronel Fabriciano, Sândalo Rosembergue Bigão, diz que a campanha tem o objetivo de educar. “Nós levamos aos locais os princípios básicos de segurança na rotina do trânsito e demonstrações interativas para que adultos e crianças aprendam a fazer um trânsito seguro e possam compartilhar estas informações com seus familiares”, conclui.