Fabriciano amplia número de leitos para tratar Covid19

Fabriciano amplia número de leitos para tratar Covid-19: Mais 10 respiradores foram entregues pelo Governador Romeu Zema

 
Fabriciano amplia número de leitos para tratar Covid-19: Mais 10 respiradores foram entregues pelo Governador Romeu Zema
Fabriciano amplia número de leitos para tratar Covid-19: Mais 10 respiradores foram entregues pelo Governador Romeu Zema

 

O governador Romeu Zema esteve em Coronel Fabriciano nesta sexta-feira, 24, para entregar 10 novos respiradores ao Hospital Dr. José Maria Morais. Os novos aparelhos vão possibilitar a reabertura de mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes de Covid-19 de Coronel Fabriciano.

Com a chegada dos novos equipamentos, o Hospital gerido pela Prefeitura passa a contar com 58 leitos credenciados para tratar Covid-19, dentre os de enfermaria e de UTI. Com entrega desta sexta-feira, o Estado de Minas enviou para Fabriciano 19 respiradores e sete monitores multiparametros; somados aos já adquiridos pelo município com recursos próprios, totalizam 46 respiradores prontos para uso no HJMM conforme a necessidade dos pacientes e aumento de casos.

Em entrevista a imprensa, o governador Zema destacou o trabalho do município frente à pandemia na cidade. “ Coronel Fabriciano está de parabéns pela sua atuação e preparação do sistema de saúde, sobretudo, hospitalar. Hoje, Minas tem a menor taxa de mortalidade por coronavírus do país, e isso é fruto dos investimentos feitos. Lamentamos os óbitos ocorridos, mas as pessoas que vieram a falecer foi intercorrências da doença e não por falta de atendimento adequado”, disse.

Na ocasião, Zema estava acompanhado do Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Ambos destacaram que apesar do momento trise, há de se comemorar os avanços assegurados para a saúde a partir desta crise. “Os equipamentos entregues e leitos abertos pelo Estado serão incorporados a atual estrutura hospitalar existente, reforçando a atenção hospitalar”, completou o secretário.

Na ocasião, estavam presentes a deputada Federal, Alê Silva; superintendente da Regional de Saúde (SRS-MG), Ernany Oliveira; presidente da Câmara, Adriano Martins e a secretário de Governança da Saúde e diretoria Executiva do HJMM, Kátia Barbalho.

NOVOS LEITOS HOSPITALARES


Também nesta sexta-feira, 24, foram entregues as obras de ampliação do Hospital Dr. José Maria Morais. O bloco de aproximadamente 1.350 mil m² de área construída estava inacabado desde 2015 e recebeu as melhorias, elevador tipo maca, adequações as normas da Anvisa e hoje abriga os novos leitos para tratar Covid-19. O investimento no HJMM é da ordem de R$ 1,2 milhão, lembrando que o projeto de ampliação do HJMM inclui a abertura da ala de maternidade e obstetrícia.

SAMU REGIONAL


O governador Romeu Zema também confirmou o apoio do Estado para efetivar a implantação do Samu Regional nos próximos 60 dias. O Samu 192 regional, tão anunciado e aguardado pela região, foi possível após a união dos Consórcios Intermunicipais de Saúde dos Vales (Cisvales) e da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge). O Serviço atenderá 86 cidades que integram os dois consórcios, beneficiando cerca de 1,6 milhão de pessoas. As bases funcionarão no bairro Belvedere/Giovaninni, onde hoje está situado o 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, na cidade.