Card image

Fabriciano é destaque na 2° Conferência Internacional de Cidades Sustentáveis

Coronel Fabriciano, mais uma vez, se torna referência nacional em gestão na área da saúde com o Corujão da Saúde. Desta vez, o programa concorre ao 3º Prêmio Cidades Sustentáveis – Categoria: Acesso a Serviços em saúde, educação e infraestrutura. O Prêmio é realizado pelo Programa Cidades Sustentável e pela Oxfam Brasil, com apoio do CITinova, Instituto Arapyau e Fundação Ford, em parceria com Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. O objetivo é identificar e incentivar políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras.

A cerimônia acontecerá nesta quarta-feira, 18/09, durante a conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, que reúne o 3º Encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, em São Paulo. No total, foram 114 projetos inscritos por 61 cidades de 15 Estados do Brasil. A premiação leva em conta resultados concretos e mensuráveis em três categorias: Desigualdade econômica (foco em gênero e raça); Acesso a serviços (Saúde, Educação e Infraestrutura); e Acessibilidade.

 

CORUJÃO DA SAÚDE

O programa foi implantado em abril de 2017 pela atual administração e oferta consultas médicas fora do horário comercial aos pacientes do SUS. São duas modalidades de serviço: o Corujão Clínico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Cruz para casos de emergência em clínica médica, pediatria e enfermagem, sem necessidade de agendamento.  E o Corujão Especialidades, na UBS do Centro, com consultas em 15 especialidades médicas, via agendamento na unidade de saúde de referência do paciente. Só de janeiro a julho deste ano, foram mais 13 mil atendimentos – 7.821 clínicos e 5.012 pediátricos –, apenas na UBS do Santa Cruz.

O Corujão da Saúde de Fabriciano também já foi escolhido entre 150 ações pelo país que servirão de exemplo em um banco de práticas do Governo Federal. Também foi finalista no IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal – Eixo Saúde, da Associação Mineira de Municípios (AMM).

 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

O prefeito, Dr. Marcos Vinicius, participará da cerimônia do 3º Prêmio Cidades Sustentáveis na rodada de Prefeitos e painéis temáticos sobre políticas públicas e planejamento urbano que integram a programação do evento. “Estamos honrados pelo Corujão da Saúde concorrer, mais uma vez, a um prêmio nacional. A indicação mostra que é possível fazer gestão eficiente  na saúde mesmo com poucos recursos. O encontro também será uma oportunidade para conhecer novas práticas e buscar parcerias para  nossa cidade, tornando-a mais justa e sustentável”, conclui. 

O evento terá como tema “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis” e vai reunir especialistas, representantes de agências da ONU, representantes do poder público, organizações internacionais e da sociedade civil, líderes empresariais e do setor privado. Os assuntos abordados estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e aos 12 Eixos da Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS).

Além de concorrer ao prêmio de boas práticas na área da saúde, Coronel Fabriciano também se tornou referência em Planejamento Urbano através do geoprocessamento implantado na cidade. Por isso, também irão participar da comitiva, o gerente de governo responsável pelos Projetos Estratégicos, Júlio César Fernandes, o gerente de Planejamento Urbano, Fabrício Farias e o Secretário de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, Douglas Prado.