Fabriciano é finalista na 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica

Alunos da Rede Municipal de Coronel Fabriciano são finalistas na 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), com o Projeto “Preservando o Ribeirão que conta a história da nossa cidade”. A final do prêmio acontece na cidade de Mateus Leme (MG), entre os dias 14 e 16. O projeto é realizado pelos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Argeu Brandão e tem como objetivo a conscientização e preservação do Ribeirão Caladão, que corta o bairro Manoel Maia.

O projeto será apresentado na final por três alunas participantes do projeto, acompanhadas por dois professores. “Eu e o professor coorientador, Gilberto Penha, ficamos felizes com a notícia que nosso projeto é finalista. Já é uma conquista participar do maior evento de ciência de Minas Gerais e um dos mais importantes do nosso País. É uma experiência muito marcante. Gostaria de agradecer ao nosso Prefeito, Dr. Marcos Vinicius e ao Secretário de Educação, Carlos Alberto Serra Negra, por proporcionarem essa oportunidade que agrega tanto para o aluno quanto para nós educadores”, explica a Professora e orientadora do projeto, Karina Letícia Pinto.

O projeto teve iniciou-se em 2018, onde o Ribeirão Caladão enfrentava problemas ambientais como a poluição, assoreamento das margens, erosão e o descarte incorreto do lixo. Tal situação motivou os alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Argeu Brandão a realizarem um projeto de preservação do Ribeirão.

Neste ano, em comemoração aos 70 anos do município de Coronel Fabriciano, o projeto realiza diversas atividades para conscientização da população local em relação aos cuidados com o meio ambiente. Por meio da história oral, os moradores ajudaram a compor memórias positivas e,  percebeu-se o envolvimento e os diferentes olhares dos alunos e das famílias para a preservação do Ribeirão, que desde o início esteve no cotidiano do povo. Para a exposição, os alunos contaram também com a ajuda da Gerência de Meio Ambiente que cedeu materiais utilizados nos projetos Renasce fabriciano e Ecobarreira - Projetos voltados para a preservação do meio ambiente.

“Ficamos orgulhosos em ver nossa escola chegar como finalista em um evento grande como a 3ª Feira de Iniciação Cientifica. Esperamos que seja um incentivo para todos e que possamos colher frutos e resultados com excelência de participar e quem sabe até ganhar”, afirma o Secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra.