Card image

Fabriciano implanta barreira sanitária na rodoviária contra o Coronavírus

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, implantou nessa segunda-feira, 06, a barreira sanitária contra o Coronavírus na rodoviária da cidade. Uma equipe de 15 pessoas capacitadas se reveza em três turnos para receber e orientar os viajantes que chegam de fora.

 

No momento do desembarque, o passageiro é entrevistado para preenchimento de um formulário com nome, idade, profissão, origem e destino. O cidadão informa ainda o motivo da viagem, onde irá hospedar na cidade, com quem vai conviver e se apresenta algum sintoma gripal.

 

O entrevistador também repassa orientações sobre a Covid-19 ao vigiante e informa como a cidade está estruturada para atendê-lo em caso de suspeita da doença, como a unidade de referência Coronavírus, na Rua Alberto Scharlet, 135 e o Hospital Dr. José Maria Morais.

 

Fabriciano também oferece o serviço de Teleorientação por WhatsaApp: 31 9 9674 7263, em que o paciente pode se consultar por meio digital com profissionais médicos e enfermeiros do outro lado da linha e ser orientado a procurar o serviço mais adequado, conforme os sintomas que estiver apresentando.

 

“A barreira sanitária é mais uma medida que adotamos em Coronel Fabriciano para proteger o nosso cidadão e resguardar aos que chegam. Muitas vezes a pessoa vem e não sabe a quem se dirigir caso adoeça. Estamos informando e vigiando para que o cidadão também não tenha um comportamento de risco”, disse Kátia Barbalho Costa, secretária de Governança da Saúde.

 

Segundo a secretária, o Comitê Gestor de Crise atua em todos os fronts para conter o Coronavírus na cidade e tem agido com rigor no monitoramento de pessoas que chegam de fora. Na última semana, três casais que vieram do exterior foram visitados em casa e orientados a guardar a quarentena. “A população está de olho e denuncia quem tem comportamento inadequado. Se a pessoa veio de uma área endêmica não pode chegar aqui e passear pela cidade antes de guardar a quarentena. Isso coloca em risco a saúde dos outros”, completou Kátia.

 

As denúncias em Coronel Fabriciano podem ser feitas por meio do aplicativo E-ouve, disponível para todos os aparelhos. O denunciante tem a identidade preservada.