Fabriciano inicia ações em prol do Setembro Amarelo

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde realiza neste mês de setembro diversos eventos em virtude do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. As ações visam conscientizar toda a população sobre o ato, além de mostrar os cuidados com a saúde mental. Confira as programações ao final da matéria.

Os serviços de atenção psicossocial são fundamentais na prevenção do suicídio. Atualmente, a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Coronel Fabriciano conta com dois serviços: o Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi), com sede no bairro Amaro Lanari, voltado para crianças e adolescentes, e o CAPS II (CASAM), localizado no bairro Morada do Vale, que atende ao público adulto. Diversos atendimentos são oferecidos pelas duas unidades, como psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogo, assistente social, artesanato, medicação assistida, oficinas terapêuticas, entre outros.

“O município fortaleceu e capacitou a equipe de Estratégia de Saúde da Família, com objetivo de realizar matriciamentos para avançar nas politicas públicas de saúde mental e resolver as problemáticas que existem dentro da saúde pública em geral”, ressalta o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.

O MOVIMENTO

O movimento começou em 1994, nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio. Pais e amigos não perceberam os sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

Para o seu velório, fizeram uma cesta com muitos cartões, e um deles, decorado com fitas amarelas, dizia: “Se você precisar, peça ajuda”. A iniciativa foi o ponto chave para a realização de um movimento de prevenção.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado anualmente em 10 de setembro. Neste mês, são realizadas diversas ações em diferentes esferas sociais, que buscam a promoção da saúde mental. No Brasil, a campanha teve início em 2015.

DADOS

No Brasil, o suicídio aumentou gradativamente entre os anos 2000 a 2016, de 6.780 para 11.736 com uma alta de 73% no período. Dados do Ministério da Saúde apontam que o suicídio ainda é a quarta causa de morte entre jovens, ficando atrás de violência e acidentes no trânsito.

Outro alerta é a taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Dados apontam que nessa faixa etária, foram registradas em média 8,9 mortes por 100 mil nos últimos anos. A média nacional é 5,5 por 100 mil.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior percentual de depressão na América Latina, chegando a 5,8% da população, o que corresponde 12 milhões de brasileiros. A taxa global corresponde a 4,4%.

CASAM

12/09 - 9h às 11h – Roda de conversa sobre o tema com usuários, familiares e técnicos.

25/09 - 14h – Dinâmica com usuários abordando o tema “Sorria para a vida. Sorrir e falar são as melhores soluções”.

CAPSi

20/09 – 13h às 17h – Salão Paroquial - Colóquio da saúde mental com o tema “Valorização da vida como estratégia de prevenção ao suicídio”.

Unidade de Saúde Caladinho de Cima

16/09 – 13h – Palestra com o tema “A relação dos transtornos alimentares com o suicídio: Aceitação da imagem corporal” – enfermeira Crislayne, psicóloga Rivany e nutricionista Misraine.

Unidade de Saúde Caladinho do Meio

16/09- manhã - Dia do Abraço.

17/09 - manhã - Conversa na sala de espera com o tema “Valorização da Vida”- enfermeira Luciene.

18/09 - manhã - Conversa na sala de espera com o tema “Bullying” - enfermeira Maressa.

19/09- - manhã - Conversa na sala de espera com o tema “Aceitação da Imagem Corporal” - nutricionista Misraine.

Unidade de Saúde do Cocais

13/09 - Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde –10h – Palestra sobre o tema “Setembro Amarelo”.

Procure sua Unidade Básica de Saúde de Referência e fique ligado nas programações.