Fabriciano promove mutirão contra arboviroses

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, iniciou nessa quarta-feira, 22, um grande mutirão para retirar das casas inservíveis que podem armazenar água e proliferar o mosquito Aedes aegypti na cidade. A ação é coordenada pelas gerências de Vigilância em saúde, Parques e Jardins, Mexa-se e a Vina Limpeza Urbana e vai percorrer todos os territórios, começando pelas áreas apontadas como de maior incidência atualmente.

Um carro de som avisa do mutirão, enquanto servidores da Prefeitura passam de casa em casa orientando os moradores. Um trator e um caminhão com operários vêm em seguida fazendo a retirada dos materiais deixados na calçada. Com este mutirão, a Prefeitura visa barrar o crescente número de casos de Dengue, Zika e Chikungunya, principais arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti.

A Prefeitura espera despertar os moradores para a necessidade de todos agirem e dedicarem alguns minutos do dia para combater o mosquito transmissor das doenças. Milhares de moradores estão em isolamento social por causa da pandemia de Coronavírus e a campanha quer chamar a atenção das pessoas para que aproveitem o período em casa e ajudem a eliminar os focos do mosquito.

O primeiro bairro do cronograma, o Amaro Lanari, está entre os mais infestados de larvas. Quando o trabalho terminar no bairro, o mutirão seguirá para o Mangueiras, Ponte Nova e depois a região do São Domingos. O trabalho não será interrompido até que toda a cidade seja visitada.

CRONOGRAMA DO MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

Mutirão de limpeza e eliminação de focos do Aedes vai contemplar toda a cidade (1)

1º: Setor 3 - Amaro Lanari, Mangueiras e Ponte Nova.

2º: Setor 4 - São Domingos l, São Domingos ll, Recanto Verde, Padre Rocha, Olaria, Santo Eloy, Belvedere l, Horto do Cascudo, Belvedere ll, Giovannini, Vila Bom Jesus, JK e Melo Viana.

3º: Setor 2 - Aparecida do Norte, Caladinho de Baixo, Jacinto das Neves, Vila Sãdo Domingos, Universitário, Morada do Vale, Serro Azul, Caladinho do Meio, Residencial Pomar, Caladinho de Cima, Pedreira, Barbosa e Residencial Novo Reno.

4º: Setor 5 - São Geraldo, Silvio Pereira l, Silva Brito, Santa Inês, Pedra Linda, Córrego Alto, Santa Cruz, Santa Luzia, Sção Vicente, Santa Rita e Silvio Pereira ll.

5º: Setor 6 - Gávea, Manoel Maia, São Cristóvão, Judith Bhering, Frederico Ozanan, Caladão, Contente, Jardim Primavera, Residencial Fazendinha, Santo Antônio, Alipinho, Planalto, Surinan e Floresta.

6º: Setor 1 -
 Nazaré, Todos os Santos, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora do Carmo, Manoel Domingos, Dom Helvécio, Centro, Professor, Santa Helena, Bom Jesus, Santa Terezinha l e Santa Terezinha ll.