Fabriciano realiza 3º Gastronomia com Rock na Praça da Estação

Nos dias 14 e 15 de Setembro – sábado e domingo – a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, promove mais uma edição do Gastronomia com Rock, na Praça da Estação. O festival reúne apresentações musicais, feiras, área kids, oficinas e capacitação gratuita em gastronomia para profissionais e interessados na área.

O festival acontece pelo terceiro ano consecutivo e já é parte do calendário de eventos de Fabriciano. Os objetivos são incentivar a gastronomia, valorizar a produção e artistas locais, fomentar a economia e impulsionar o turismo e lazer na cidade e região. A iniciativa tem a parceria do SindComércio e Senac e apoio do Vale do Aço Destino Turístico. A entrada é franca.

“A gastronomia tem tudo a ver com turismo; é uma das principais motivações que levam as pessoas a viajar. E desde a primeira edição, o Gastronomia com Rock busca valorizar o setor, qualificar quem atua ou pretende atuar no segmento e, no futuro próximo, atrair mais turistas para a nossa cidade. “É um evento com programação diversificada e para toda a família”. Argumenta a gerente de Turismo, Betinna Tassis.

Além das oficinas, o festival conta com programação cultural, apresentações das bandas Bruta Flor, Tons do Brasil e Burocratas (sábado, 14/9) e Valvulados (domingo, 15/9); feiras com marcas autorais de moda, arte, bem estar e gastronomia; praça de alimentação com truck food de comidas típicas, cervejaria artesanal, espaço kids e agricultura familiar. Haverá acessibilidade completa no local, com banheiros adaptados, rampas de acesso, área e estacionamento reservados para deficientes e idosos, tradução em libras e profissionais do “Posso Ajudar”.

CARRETA-ESCOLA

As inscrições para as oficinas da Carreta-Escola do Senac começam nesta segunda-feira, 9.

Um dos pontos altos do Gastronomia com Rock é a presença da carreta-escola do Senac, com capacitação sobre novas técnicas culinárias e receitas.  São quatro turmas, com 20 vagas cada, organizadas em manhã e tarde. O chef executivo do Senac, Mauro de Paulo comandará a cozinha. Os participantes terão oportunidade de degustar a culinária regional de forma gourmet, que serão harmonizados com cervejas artesanais.

As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas a partir desta segunda-feira, 9, online via leitura do código de QR Code na divulgação do evento, disponível nas redes sociais e site institucional da Prefeitura (clique aqui para se inscrever).

GASTRONOMIA SOLIDÁRIA

Um diferencial nesta edição é a tenda Gastronomia Solidária. As nutricionistas das gerências de Segurança Nutricional e de Alimentação Escolar da Prefeitura vão ministrar oficinas gratuitas de receitas e produtos alternativos tendo como base os alimentos da agricultura familiar de Fabriciano. As oficinas acontecerão nos dois do festival e são voltadas para os agricultores e familiares das Associações dos Produtores Independentes do Cocais (APRICO) e de Agricultores Familiares da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agrifarm).

SÁBADO (14/9), DAS 10H ÀS 23H

Praça de alimentação e área kids.

- Oficinas na Carreta Escola Senac

10h às 13h: Hambúrguer Artesanal.

14h às 17h: Sanduíche Fitness e Vegano.

Oficina: Gastronomia Solidária com produtores da Agricultura Familiar

- Feira Xah com Elas + Arte Minas Fabri

10h às 17h: Moda, acessórios, arte, decoração, bem-estar e gastronomia.

Show com a dupla Grendhelly e Rhaeli, da Bruta Flor.

- Shows musicais a partir das 18h

Tons do Brasil e Burocratas

DOMINGO (15/9), DAS 10H ÀS 15H

Praça de alimentação e área kids.

- Oficinas na Carreta Escola Senac

10h às 13h: Pratos Típicos da Culinária Mineira.

14h às 17h: Canapés Gourmet.

Oficina: Gastronomia Solidária com produtores da Agricultura Familiar

- Shows musicais a partir das 12h

Banda Valvulados.

- Amigos em Ação: Feira de Microempreendedores

INFORMAÇÕES:

Na Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, situada à Rua Dr. Querubino, 342, Centro. Telefone: (31) 3846-7739.