Fabriciano realiza ações de conscientização no “Agosto Dourado”

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realiza neste mês de agosto, diversas ações alusivas a Campanha Mundial “Agosto Dourado”. A programação tem como objetivo de estimular a reflexão da população sobre a importância do aleitamento materno. Confira a programação de algumas Unidades ao final da matéria.

De acordo com o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, o município tem investido no fortalecimento da saúde da mulher. “É de responsabilidade da gestão a garantia de meios eficazes voltados para a saúde da mulher. Nós, juntamente com o Prefeito Dr. Marcos Vinícius, não abrimos mão de garantir um atendimento qualificado, humanizado e respeitando a gestante, a mãe e o bebê”, conclui.

AGOSTO DOURADO

O mês de agosto é conhecido por ser o Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Trata-se de uma campanha realizada em homenagem a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), comemorada anualmente na primeira semana de agosto. Durante todo o mês, são realizadas diversas ações em todo o mundo dedicadas à conscientização sobre o tema.

Lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA- Word Alliance for Breastfeeding Action), em 1992, a Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada com o intuito dar visibilidade à amamentação, e incentivar o envolvimento de grupos e instituições de todo mundo para a discussão do tema.

IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

A amamentação é muito importante para a saúde do bebê, pois, é no leite materno que ele encontra os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Com o aleitamento materno, a criança tem menos chances de ter diarreias, infecções respiratórias ou nos ouvidos, além de aumentar a imunidade e acelerar o desenvolvimento físico e neurológico.

De acordo o Ministério da Saúde, estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de aproximadamente 13% das crianças, menores de cinco anos, que poderiam ser prevenidas. Com isso, é fundamental que o aleitamento seja exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos de idade ou mais, evitando doenças que podem levar a morte, além de estabelecer uma maior relação afetiva entre mãe e filho.

Segundo a Médica Pediatra, servidora da Prefeitura de Coronel Fabriciano, Maria Luiza Moreira, a infância é o período mais importante para o desenvolvimento do corpo humano. “O leite materno nutre e hidrata a criança de forma adequada. Além de ter uma série de substâncias que estimulam o crescimento e desenvolvimento do cérebro, do ponto de vista afetivo, o contato na amamentação é fundamental, porque é um calmante que vai fortalecer o vínculo do bebê com a sua mãe”, explica.

PROGRAMAÇÃO

Unidade de Saúde do Caladinho de Cima- 05/08 às 9h30 - Bate-papo com a nutricionista e enfermeira na unidade com o tema “Vamos falar sobre amamentação?”.

Unidade de Saúde do Santa Cruz- 06/08 às 13h – Palestra com psicóloga, nutricionista, enfermeiro e fonoaudióloga sobre o Aleitamento Materno.

Unidade do São Domingos-- 07/08 às 9h - Haverá uma palestra com o tema "OURO LÍQUIDO- O VALOR DO LEITE MATERNO, roda de conversa sobre o aleitamento materno, café da manhã e sorteio de brindes.

Unidade de Saúde do Caladão- 07/08 às 15h – Bate-papo com psicóloga e nutricionista sobre o Aleitamento Materno.

Unidade de Saúde do Caladinho do Meio- 13/08 às 13h – Grupo de puérperas, recém-nascidos e puericultura. Tema: amamentação e trabalho/ importância do aleitamento materno. Além de atividades educativas sobre o tema durante todo o mês.

Unidade de Saúde do Floresta- 14/08 às 13h30 -  Bate-papo com as enfermeiras da unidade sobre o aleitamento materno.

Unidade do Santa Terezinha II - 20/08 às 13H30 - Roda de conversa sobre os benefícios, mitos e verdades sobre o aleitamento materno. Na oportunidade, tera um café da tarde com sorteio de brindes.

Unidade de Saúde do Morro do Carmo - 22/08 às 14h30 - Café da tarde, palestra sobre a importância do aleitamento materno com a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), e uma oficina.

Unidade de Saúde do Mangueiras- 22/08 às 9h30 - Palestra com as gestantes sobre a importância do aleitamento materno.

Unidade de Saúde do Centro – 23/08 às 9h – Café da manhã com uma palestra sobre o Aleitamento Materno