Fabriciano realiza capacitação com tema Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizou nesta quinta-feira, 07, às 13h, uma capacitação do “Programa Saúde na Escola” com os enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e profissionais do Núcleo de Atenção a Saúde da Família (NASF). O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa federal criado em 2007, com o objetivo de ofertar aos alunos, tanto da rede pública municipal como estadual, uma saúde integral.

A capacitação tem como objetivo tratar de ações relacionadas ao Programa para o Ciclo 2019, e também para falar sobre a portaria nº 5250, que fala da politica estadual de promoção à saúde implantada em Minas Gerais. Os profissionais do NASF, como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais irão trabalhar em conjunto com os enfermeiros no desenvolvimento das ações nas escolas.

Neste ano, serão desenvolvidas ações em 26 escolas do município, no qual 70% são escolas municipais, como creches, CMEI’s e escolas de nível fundamental. As escolas estaduais também receberão as ações do Programa este ano.

Serão trabalhados 12 temas, como palestras voltadas para a educação e saúde na prevenção e combate ao Aedes Aegypti, às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), e cuidados com o corpo. Serão realizados ainda serviços como avaliação de cartão de vacina e da acuidade auditiva e visual dos educandos.

A enfermeira Responsável Técnica da Atenção Básica, Marcela Lane Reis de Carvalho, o Programa Saúde na Escola já funciona há alguns anos no município, e é fundamental, pois, um número muito grande de alunos irão receber essas ações de educação e saúde. “Nós vamos preparar os alunos pra cuidarem melhor do corpo, da saúde mental e física, e vamos trabalhar em conjunto com a educação. Em seguida os educadores vão dar sequência as ações de promoção da saúde que vamos desenvolver com eles”, disse.