Fabriciano realiza capacitação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizou na última quinta-feira, 14, uma capacitação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, em uma parceria entre a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde.  O principal objetivo do treinamento é capacitar profissionais da atenção básica e outros setores para que em equipe multidisciplinar, possam iniciar novos grupos aos usuários que desejam deixar o hábito de fumar, além de desenvolver outras ações de promoção da saúde ligadas ao tabagismo.

 

Outro objetivo da capacitação é trabalhar com esse grupo multidisciplinar para oferecer tratamento de qualidade aos pacientes e auxilia-los no alcance do objetivo de parar de fumar. A capacitação está sendo aplicada pela Referência Técnica Estadual, Aline Santos; pela Referência Técnica Municipal, Fabiana Borges; e pelo farmacêutico da rede, Emerson Fracalossi.

 

Para Fabiana Borges, a capacitação é uma forma eficiente de alinhar as informações referentes ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo. “É muito importante que todos os profissionais tenham um mesmo objetivo, no desenvolvimento de ações que visam beneficiar a saúde desses usuários”, disse.

 

O treinamento é destinado aos médicos, enfermeiros, psicólogos, profissionais do Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica (NASF-AB), do Programa Mexa-se, e Vigilância em Saúde do município. Na próxima semana, a capacitação será realizada na Secretaria Municipal de Saúde com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).