Jogos Escolares de Coronel Fabriciano

Foi dada a largada para os Jogos Escolares de Coronel Fabriciano, edição 2021. Após um ano sem realização devido à pandemia do Coronavírus, a competição volta a ser promovida retomando as expectativas criadas em 2019, quando o evento entrou novamente na pauta esportiva da cidade. Os JEF são classificatórios para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

Dez escolas, sendo três particulares, duas estaduais e cinco municipais, e mais de 500 alunos estão inscritos nos JEF 2021. A competição é uma grande oportunidade de entretenimento e integração entre as escolas por meio do esporte. São várias modalidades em disputa: futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez e mais quatro modalidades inéditas: futebol Society, atletismo, natação e dança (street-dance).

Os jogos acontecem no ginásio do Colégio Joao Calvino e nas escolas municipais Nicanor Ataíde, Mangueiras e Senador Zé Alencar, Silvio Pereira 2. Outras competições acontecem nas escolas e nos clubes, e o atletismo será realizado na pista do Unileste. O encerramento está previsto para o dia 26 de novembro.

A festa esportiva movimenta toda a rede educacional. Mesmo as escolas que não conseguiram montar equipes estão ligadas na competição e nas torcidas. Segundo Fábio Ferreira, coordenador do programa de Tempo Integral, havia muitos pedidos para realização dos JEF tanto por parte das escolas quanto por parte dos pais. “Nossas crianças e adolescentes estão precisando de atividade física e socialização. Aos poucos vamos retornar com todas as atividades esportivas escolares”, disse.

ABERTURA

O prefeito Dr. Marcos Vinicius participou da cerimônia de abertura e deixou claro que os JEF são um projeto da administração municipal e anunciou novos investimentos no esporte. “Nosso programa de governo prevê para 2023 a construção de um complexo esportivo, onde vamos selecionar e preparar atletas que deverão representar Coronel Fabriciano nas maiores competições nacionais e internacionais. Podem aguardar”, disse.

O Secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, lamentou o período em que os jogos ficaram sem ocorrer. “Estamos obedecendo aos protocolos da pandemia ainda, mas é muito importante realizar os jogos. Creio que em breve retomaremos a normalidade e certamente os pais poderão ficarão muito satisfeitos com o desempenho de seus filhos”, informou.