Mais 105 ruas receberão lâmpadas de LED; Com a nova etapa, serão mais de 7 mil pontos com nova iluminação

Coronel Fabriciano avança na troca das lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio pelas luminárias de LED com o Programa Integrado de Eficiência Energética (PIEEF) – Fabri Nova Luz. A partir desta semana, as equipes vão trabalhar para levar a nova iluminação em mais 105 ruas em 20 bairros da cidade, totalizando 554 pontos (confira a lista ao final da matéria)

 

Na semana passada, a Prefeitura entregou o lote 16 do Fabri Nova Luz, contemplando mais 15 ruas, dentre elas, a Avenida Maanain que interliga os bairros Caladinho e Silvio Pereira II. A Avenida Maanain, onde está situada a UPA 24 Horas de Coronel Fabriciano, com previsão de inauguração para os próximos dias. Só na via, foram instalados 63 luminárias com lâmpadas de LED.  

 

Com a entrega do lote 16 e o lote 17 em andamento, Fabriciano vai atingir a marca 7.712 pontos com iluminação de LED, o que corresponde a mais de 61,6% de um total 11.500 pontos. A iniciativa já contemplou 475 ruas, avenidas e praças em todos os bairros da cidade. Vale lembrar que boa parte das novas luminárias é equipada com um “sistema inteligente”, de controle de luminosidade e preparadas para receber câmeras de vídeo e redes wifi.

 

 “As luminárias de LED têm maior luminosidade e vida útil do que as de vapor de sódio. E tem o fator econômico, que pode chegar até 30%”, explica o secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Nelson Diniz. Além disso, a iniciativa garante mais segurança, uma vez que a nova iluminação dá mais claridade para as ruas, praças e trechos beneficiados. Os serviços são realizados pela Selt Engenharia, empresa especializada licitada pela Prefeitura.

 

 

 

LISTA DE RUAS E BAIRROS BENEFICIADOS – ETAPA 17

·         Bairro Amaro Lanari: Ruas Pará, Belém e Vitória.

·         Bairro Mangueiras: Ruas Fluminense, Flamengo e João Evangelista dos Anjos

·         Bairro Centro: Ruas Boa Vista (Final) e Treze de Maio,

·         Bairro Professores / Santa Helena: Ruas Lauro Pereira, São José, Joaquim César Santos, Ramiro Camargo e Márcio Albeny.

·         Bairro Todos os Santos: Ruas Durval de Matos, Maria Francelina e Luiz Santos.

·         Bairro Manoel Domingos: Ruas A, B, C, D e E

·         Bairro Bom Jesus: Ruas Augusta, Oito de Outubro e Rua Pérola.

·         Bairro Nova Tijuca: Rua Cinco.

·         Bairro Caladinho de Cima: Rua Comanche, Goytacazes, Arariboia, Xavantes, Miranhas (Continuação Xavantes), Tupã, Itaberália, Tapuias, Caetés e Becos Um, Dois, e Três (Rua Jamari)

·         Bairro Olaria: Ruas Felício Barros, Trinta e nove, Dez, Doze, João Alves Filho e Ipanema.

·         Bairro Residencial Bosque Azul: Ruas Francisca Pereira, Vinte e oito e Vinte e sete.

·         Bairro Melo Viana: Ruas Dedé de Melo, Dona Helena, Antônio Rafael Silva, Teófilo Otoni, Cambuquira, Caxambu, Santo Antônio, Jequitibá, Lambari, São Francisco, Caratinga, Itabira, Orquídea, Eusébio Brito, Flórida, Viçosa, Pio XII, São Joaquim, Araxá, Piraporã e Ipatinga.

·         Bairro Recanto Verde: Ruas Bário, Césio, Rubídio e Reno.

·         Bairro Santa Cruz: Ruas Austrália, França, Havaí e Índia.

·         Bairro Silvio Pereira II: Ruas João Batista, Servidão, Vinte e três e Vinte e dois.

·         Bairro Silvio Pereira I: Ruas Acaiaca, Rio Doce, Alvinópolis e Ipatinga.

·         Bairro Floresta: Ruas Peroba, Ipê, Acácia, Jequitibá, Castanheira e Canela.

·         Bairro Manoel Maia: Ruas Júpiter e Sol.

·         Bairro Gávea: Rua C e E.

·         Bairro Judith Bhering: Ruas Gálatas, Isaías, Jeremias, Gênesis, Hebreus, Levítico, Malaquias, Filipense, Esdras, Benjamim e Colossenses

 

SERVIÇO

>> Iluminação Pública

Manutenção e melhorias na iluminação pública, como substituição de lâmpadas e luminárias em ruas e praças, podem ser solicitadas à Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos. Basta informar a rua e o número do imóvel mais próximo ao poste. A solicitação será atendida conforme a programação.

 

Segunda à sexta-feira, das 7h às 16h

Rua Nova Almeida, nº 60 – Bairro Giovannini

Telefone: (31) 3846-7752.

 

>> Fornecimento e distribuição de Energia Elétrica

O fornecimento e distribuição de energia elétrica continuam sob a responsabilidade da Cemig, concessionária responsável por estes serviços.

 

Informações: 0800 721 0116.