Mexa-se completa um ano de atividades saudáveis em Fabriciano

O Mexa-se, programa de promoção da saúde desenvolvido pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, completa seu primeiro ano com mais de 2 mil participantes, 9 polos de atividades, incluindo o VivaIdade, e incontáveis ganhos para a saúde dos fabricianenses. Implantado em maio de 2018, a inciativa conta com equipe multiprofissional e oferta, gratuitamente, ginástica laboral, funcional, localizada, zumba, circuitos, além promover eventos, passeios e campanhas diversas de conscientização para vida saudável.

E para comemorar o primeiro ano de atividade, as equipes e participantes de todos os polos do Mexa-se estarão reunidos nesta sexta-feira, 10, às 18h, na Praça da Estação com atividades de circuitos. Além do “aulão” de ginástica, haverá prestação de serviços como aferição de pressão arterial, distribuição de materiais educativos e orientações com foco na saúde, com destaque para prevenção das arboviroses, perigos da automedicação e importância de atividades físicas. Haverá ainda exposição de trabalhos feitos pelos pacientes do CASAM e jogos para o público infantil. O evento é aberto à comunidade.

“O Mexa-se é um programa inovador que tem levado mais saúde para a população de Fabriciano. Ao longo do seu primeiro, já colecionamos bons resultados dos participantes: perda de peso, diminuição no uso de medicação, controle da pressão arterial e diabetes. É uma iniciativa que veio para ficar e em breve, vamos abrir novos polos em outros pontos da cidade”, revela o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.

GINCANA

No aniversário do Mexa-se também será conhecido o polo vencedor da 1º Gincana Mexa-se contra o Mosquito. A iniciativa foi uma parceria entre Vigilância em Saúde e o Programa Mexa-se, com o objetivo de mobilizar os participantes dos polos no combate e controle das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) na cidade. A Gincana teve a duração de um mês, envolveu todos os polos e retirou das ruas mais de 26 mil inservíveis que poderiam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses. As equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugar irão receber um vale brinde com a premiação, que será entregue posteriormente.

EXERCITAR FAZ BEM

A prática regular de atividades físicas oferece inúmeras vantagens para saúde: redução do risco de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, câncer de mama e cólon, entre outras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo; de acordo com o Ministério da Saúde, 3 em cada 100 mortes registradas em 2017, foram influenciadas pelo sedentarismo. Daí a importância de iniciativas como Mexa-se.

E não faltam bons exemplos de pessoas que venceram o sedentarismo e conquistaram mais qualidade de vida a partir do programa municipal. Entre elas, Eliovanda Ferreira da Silva, que no auge da obesidade e diagnosticada com diabetes tipo II e pressão alta, resolveu matricular-se no Polo Aparecida do Norte. “Eu comecei a fazer atividades físicas juntamente com uma reeducação alimentar, e eliminei 33kg. Hoje, minha pressão arterial e glicose estão normais, e estou muito satisfeita com os resultados. O Mexa-se me trouxe qualidade de vida e saúde”, comemora.

PARA PARTICIPAR

As atividades são realizadas em 9 polos em pontos estratégicos da cidade. O interessado em participar das atividades basta ir até o polo mais próximo, procurar o educador físico do polo escolhido, com RG, CPF e o cartão SUS em mãos. Em seguida, é preciso preencher uma ficha de cadastro de avaliação física, nutricional e psicológica. A inscrição é gratuita e os dados alimentam uma plataforma exclusiva do programa em que todos podem acompanhar o próprio desempenho por meio de um aplicativo de celular. Caso o interessado tenha alguma restrição médica física precisa apresentar atestado médico. As atividades são realizadas de segunda a sexta, entre os horários de 6h30 às 7h30; 7h30 às 8h30; 18h às 19h; e de 19h às 20h.