Card image

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CORONAVÍRUS

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, informa que o município registrou o primeiro caso positivo de Coronavírus - Covid-19. Trata-se de uma paciente jovem de 32 anos, residente na Europa e veio para a casa da família em Fabriciano.

 

Após ser comunicada sobre o caso, uma equipe da Saúde, formada por um médico, uma enfermeira da Atenção Básica e uma enfermeira da Vigilância Epidemiológica, esteve na residência da paciente e comunicou o resultado oficial do laboratório. Durante a visita, a paciente e os familiares receberam todas as informações sobre os cuidados necessários.

 

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a paciente começou a sentir os sintomas da doença no dia 11 de março e foi atendida no dia 13 no Hospital Márcio Cunha em Ipatinga. Após o atendimento ela teria sido encaminhada para casa, e ficou de quarentena. Informamos que no momento a paciente está estável e em isolamento domiciliar.

 

Os profissionais de Saúde do Município foram capacitados pela médica infectologista Carmelinda Lobato, e estão preparados para por em prática o protocolo de emergência.

 

Como forma preventiva o Hospital Dr. José Maria Morais, suspendeu as visitas aos pacientes e está realizando todos os procedimentos de higiene necessários. O município também já suspendeu a visita ao Lar dos Idosos.

 

Por precaução, orientamos que a população adote as medidas básicas de higiene como: lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel, além de medidas preventivas para higiene nasal, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.