Nova Unidade Básica de Saúde - Manoel Maia

Já está em funcionamento a mais nova Unidade Básica de Saúde de Coronel Fabriciano, a UBS Dona Luiza Dias Soares, no bairro Manoel Maia. O espaço foi inaugurado nessa segunda-feira, 24, pelo prefeito, Dr. Marcos Vinicius, Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, vereadores e representantes da comunidade.

 

A unidade ocupa um imóvel com quase 300 m² de área construída na rua Saturno, 288. O imóvel foi reformado e adaptado para o atendimento ao público e possui dois consultórios médicos e de enfermagem, sala de medicação, sala de espera, recepção e banheiros. Toda a equipe médica está contratada e foi transferida da UBS Floresta. A Estratégia Saúde da Família (ESF) é formada por um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, atendente e 6 agentes comunitários de saúde.

 

As consultas foram iniciadas de imediato. No local serão prestados atendimentos, como acolhimento, consultas, pré-natal, puericultura, curativos, preventivos e medicações. A expectativa da secretaria de saúde é alcançar cerca de cinco mil pessoas dos bairros Manoel Maia, Judith Bhering, Frederico Ozanan e São Cristóvão.

 

Segundo o secretário Ricardo Cacau, a proposta de descentralização da unidade Floresta foi planejada com o apoio dos moradores. “Nós recebemos essa solicitação e vínhamos conversando com as lideranças do bairro até encontrar o melhor local para instalar a unidade. Então tudo aqui foi feito com a participação dos moradores e nós estamos muito satisfeitos com isso”, disse.

 

Dona Belinha, moradora do bairro, classificou a cerimônia como a mais importante já ocorrida na comunidade. “Estamos com tanta felicidade que não conseguimos conter nossa emoção”, disse quase chorando.

 

EXPANSÃO

O prefeito, Dr. Marcos Vinicius, disse durante a solenidade que a descentralização pode ocorrer em outras regiões da cidade.  “No Santa Cruz, a proposta já está bem encaminhada e nossa ideia é levar uma equipe de ESF para o Sílvio Pereira ll, ajudando a desafogar a UBS Santa Cruz e facilitar o atendimento de os outros moradores”, anunciou.