Pais são convidados para acompanhar a qualidade da merenda escolar em Fabriciano

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional, inicia, nesta segunda-feira, 13, o projeto “Giro da Merenda Escolar”. A iniciativa vai convidar e levar os pais e/ou responsáveis para dentro da escola para que acompanhem a produção e distribuição da alimentação escolar dos seus filhos. Conforme o cronograma do projeto, até o dia 7 de junho serão visitadas as cozinhas escolares das 24 unidades da rede municipal de Educação.

Cada escola receberá um pai por dia, durante o horário de produção da alimentação dos alunos, das 8h às 11h. Após a visita, este pai e/ou responsável será convidado a preencher uma ficha de avaliação sobre a merenda do dia. As visitas dos pais acontecerão perante agendamento antecipado. Basta o pai e/ou responsável interessados em participar do projeto fazer a inscrição na secretaria da escola assinalando o dia da visita.

O objetivo do projeto é incentivar a participação dos pais no ambiente escolar de seus filhos. Segundo a Gerente de Alimentação Escolar, Renata Leite, quando o pai participa do cotidiano e conhece a rotina da escola, todos ganham. “A escola ganha, pois alcançamos a realidade do aluno através de sugestões que esperamos receber; os pais ganham a tranquilidade de que fizeram uma boa escolha para seu filho. Saber considerar o que é relevante pela família, também faz parte do processo de transparência que nosso município tanto preza”, conclui a profissional.

NUTRIÇÃO E APRENDIZAGEM

O secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra, explica que o “Giro da Merenda” integra um com conjunto de ações com foco na alimentação escolar de qualidade e mais saudável. “A educação de qualidade é prioridade do governo Novos Tempos, e a merenda, por conseguinte, deve suprir as necessidades nutricionais dos educandos” resume.

Em 2019, a previsão é investir R$ 2,9 milhões para assegurar merenda escolar para os 9 mil alunos da rede municipal, incluindo educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA) todos os alunos recebem uma alimentação especial.