Prefeitura de Fabriciano reforça medidas de combate ao Coronavírus

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, reforçou as medidas de combate à Coronavírus (COVID-19), por meio de ações diretas junto à população idosa, faixa mais suscetível à doença. No último fim de semana, a pedido do Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, a gerência de atenção básica mapeou os dados dos idosos do município, separando por idade e agravo aqueles que merecem atenção especial neste momento. Os gráficos disponibilizados ao Grupo de Gestão do Coronavírus, GGC, apresentam um retrato da situação por região, onde se localizam os idosos por idade e por doença.

Os hipertensos, por exemplo, representam um grupo com 3.104 doentes na faixa dos 60 aos 70 anos. Entre 71 e 80 anos, são 1.743 e dos 81 aos 90 anos, o município possui 828 idosos hipertensos. Acima de 91 anos, existem 144 com hipertensão. Já os idosos com hipertensão e diabetes ao mesmo tempo, são 1.255 na primeira faixa, 785 na segunda faixa e 336 na terceira faixa. A quarta faixa, acima dos 91 anos, possui 36 idosos com os dois agravos.

Ricardo Cacau ressalta a importância do trabalho que trás à realidade um quadro detalhado da população mais exposta à doença. “Nós incrementamos o trabalho dos agentes comunitários de sáude, ACS, e com essas informações eles podem focar e ser mais incisivos nas recomendações de quarentena e comportamento diário. Com certeza vamos poder proteger essas faixas etárias de forma mais assertiva”, disse.

Os gráficos mostram que a região do bairro Santa Cruz é a que possui o maior número de idosos seguido do bairro Floresta. Nos dois bairros, as unidades básicas de saúde são referência no trabalho com a população idosa. Isso possibilita à secretaria colocar um número maior de visitadores e vacinadores nos bairros com maior incidência populacional nesta faixa etária.

Grupo doenças por faixa etária_Gráfico 1

Grupo faixa etária por UBS

LEITOS EXTRAS PARA PACIENTES COM COVID-19

Nessa segunda-feira, 30, o município atingiu a marca de 183 casos suspeitos de Coronavírus, 76 descartados e 1 confirmado. Este paciente com exame positivo já tratou e é considerado curado. A Prefeitura informou ainda que disponibilizou aos governos Federal e Estadual um andar inteiro com pelo menos 4 enfermarias prontas para montagem de leitos para terapia intensiva de pacientes graves de Covid-19. A área está pronta, mas requer a instalação de camas e respiradores. O prefeito, Dr. Marcos Vinicius já havia anunciado a disponibilização do antigo hospital da Unimed para atendimento emergencial em caso de necessidade. A unidade, que está inativa, pode receber até 120 pacientes para tratamento intensivo e semi intensivo.