Prefeitura divulga calendários de coleta de entulho e capina

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, divulga novos calendários de coleta de entulho e capina. Nos próximos 90 dias, todos os bairros serão atendidos pelas equipes itinerantes da “Patrulha da Limpeza”. O objetivo é passar a “cidade a limpo”. Esta é uma das primeiras ações do programa Fabri Limpa, que contempla a reestruturação, integração e ampliação dos serviços de limpeza urbana na cidade.

O trabalho de limpeza, capina e recolhimento de entulhos começou na primeira semana de março e vai percorrer todos os bairros, com atenção especial nos pontos críticos da cidade, com recorrência de descarte irregular de restos de construção, móveis e galhadas. Primeiro, é feito o trabalho de remoção de resíduos e limpeza destes locais. Na segunda etapa, as equipes atenderão solicitações feitas pela comunidade junto a Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, conforme a programação. Os serviços de limpeza urbana são realizados pela Vina, concessionária licitada pela Prefeitura.

Em paralelo, a prefeitura também vai reforçar as ações educativas para orientar a comunidade sobre os serviços e reforçar a fiscalização para coibir os “sujões”. “O sucesso da ação depende da adesão da comunidade. De nada adianta limpar o bairro hoje, e amanhã alguém descartar entulho, lixo e todo o tipo de material no dia seguinte. A Prefeitura está fazendo a parte dela, mas é fundamental a colaboração da comunidade em respeitar os calendários e denunciar quem insiste em sujar a cidade, que é de todos”, enfatiza Thayze Rievert, gerente de limpeza pública de Fabriciano.

Os calendários de capina e coleta de entulho estão disponíveis no site institucional da prefeitura. Vale lembrar que os calendários podem sofrer oscilações para mais ou menos dias dentro da quinzena, dependendo da situação encontrada pelas equipes de limpeza em cada bairro.

ECOPONTO

A Patrulha da Limpeza está preparando a cidade para outro serviço importante, em implantação: os Ecopontos. São espaços preparados pela prefeitura para o descarte legal, controlado e seguro de entulhos, sem prejudicar a limpeza da cidade e o meio ambiente. Nestes locais, carroceiros cadastrados e qualquer cidadão poderão fazer o descarte legal de até 500 litros de resíduos por vez, gratuitamente. São cinco Ecopontos em pontos estratégicos da cidade.

Os novos Ecopontos são cercados, têm guarita, fiscal e caçambas para receber os resíduos. Periodicamente, o material é recolhido pela Vina, com a colocação de novas caçambas vazias conforme a demanda da população, sem acúmulos de resíduos, entupimento de redes de água e esgoto ou derramamentos no local. Vale lembrar, que nos Ecopontos não é permitido o descarte de lixo comum (domiciliar), pilhas, óleo, material hospitalar ou industrial. Os Ecopontos funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábado, das 8h às 12h.

ECOPONTO CURRAL

Rua Getúlio Vargas, bairro Córrego Alto

ECOPONTO JUDITH BHERING

Rua Profetas (esquina com rua Malaquias)

ECOPONTO CALADINHO DE BAIXO

Rua Equador (esquina com rua Santa Luzia)

ECOPONTO MANGUEIRAS

Av. Rubens Siqueira Maia (ao lado dos motéis, próximo ao Hospital da Unimed)

ECOPONTO GIOVANINI

Portaria do Distrito Industrial

SERVIÇOS:

Denúncias, pedido de ponto limpo e indicação de carroceiro credenciado.

Telefone: 3846-7775/3841-1134.  Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

VER CALENDÁRIO CAPINA

VER CALENDÁRIO COLETA ENTULHO