Prefeitura realiza encontro de “causos” com tropeiros na Serra dos Cocais

A Serra dos Cocais abriga importante remanescente de Mata Atlântica do Leste mineiro. Situado a 18 quilômetros do Centro de Coronel Fabriciano, os povoados que vivem em meio às montanhas de 1,2 mil metros de altitude também são ricos em história, cultura e tradição. Destaque para os tropeiros – os condutores de burros e mulas que faziam o comércio de produtos e animais pelas trilhas do Cocais para abastecer a região nos seus primórdios.

E nesse domingo, 28, foi dia de reunir alguns tropeiros e seus filhos para contar “causos” e resgatar parte das suas histórias, que confunde com a história das comunidades do Cocais, Fabriciano e Vale do Aço.

A prosa foi conduzida por Maria Perpétua Pereira, 65 anos, nascida e criada no Cocais – na região denominada no “Córrego do Rancho”; José Batista do Nascimento – “Zé Lolo”, 68, que trabalhou como tropeiro dos 10 aos 19 anos e é Mestre do “Batuque dos Cocais”; Terezinha Maria de Farias, 59 anos, que conduzia tropa do pai quando era criança e Maria Goretti dos Santos Lorenço, também filha de tropeiro da região.

O evento aconteceu na Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, em São José dos Cocais, com a participação de populares, agentes e produtores culturais. O evento foi uma realização da Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, por meio das Gerências de Turismo e Cultura.

CONDUTOR DE TRILHAS

No encontro, também foram entregues os certificados para os novos “Condutores de Trilhas”. O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio de iniciativa da Prefeitura de Coronel Fabriciano com apoio da Fundação Aperam e Rotary Clube. Doze pessoas foram capacitadas para atuar nesta atividade e receber grupos de turistas.

O objetivo é qualificar pessoas da própria comunidade da Serra dos Cocais, que conhecem a localidade e seus atrativos, para atuar em diversas frentes de turismo para o desenvolvimento local e geração de renda.

SERVIÇO:

Informações turísticas sobre a Serra dos Cocais e contato dos Condutores de Trilhas certificados, entre em contato com a Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura – Gerência de Turismo:

Endereço: Rua Dr. Querubino, 342 – Centro (Fabriciano Mall)
Telefones: 3846-7639
Atendimento: 2ª a 6ª feiras, das 9h às 18h.