Reforma da Escola Municipal Argeu Brandão

A Prefeitura de Coronel Fabriciano assinou a ordem de serviço para a reforma de uma das escolas mais tradicionais do município, a Escola Municipal Argeu Brandão, fundada há 72 anos, no bairro Frederico Ozanan.  Apesar de sua importância histórica e de ser uma das maiores escolas do município, a unidade clamava por reformas, que não ocorriam há duas décadas.

 

Com mais de 600 alunos divididos em 3 turnos, o educandário passará agora por obras que jamais ocorreram. O Secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Fabrício Farias, informou que serão mais de 3.300 metros quadrados de área reformada.

 

“Estamos falando de um projeto orçado em R$ 2 milhões. Vamos trocar todas as portas e janelas, colocar novas esquadrias, fazer um novo piso, pintura e trocar todo o telhado. Além disso, haverá obras de construção para deixar a escola plenamente adaptada aos novos tempos”, disse.

 

As obras já começaram e para não prejudicar as aulas, foi determinado que a construtora respeite um cronograma elaborado pelas Secretarias de Governança Educacional e de Cultura, de Obras e Serviços Urbanos e ainda a direção da escola. Cada espaço será reformado em etapas, de modo que nenhuma turma tenha que ficar sem aulas um dia sequer.

 

O prazo de execução estimado é de sete meses, podendo se estender a até um ano. Carlos Alberto Serra Negra, Secretário de Governança Educacional, disse que o recurso está garantido. “As outras escolas estão passando por reformas pequenas, mas essa é de grande porte. Futuramente podemos até ampliar o número de salas, porque há espaço para isso”, disse Serra.

 

Além de melhorar toda a parte estrutural do prédio, está prevista a reforma total da quadra de esporte e novo refeitório. Apenas no telhado devem ser gastos em torno de R$ 72 mil.

 

ACESSIBILIDADE

O diretor da escola, Iranildo Antônio Silva, avalia que a acessibilidade é uma das principais conquistas para os alunos. Uma rampa de acesso ligará os dois andares e a quadra permitindo o acesso dos cadeirantes a todos os ambientes da escola. “Vamos ganhar mais facilidade no atendimento interno e externo proporcionando mais segurança e conforto dentro da escola. A construção de uma nova rede hidráulica e o nivelamento do pátio interno também são importantes”, disse.

 

HISTÓRIA

Ao assinar a ordem de serviço, o prefeito Dr. Marcos Vinicius disse que a obra é uma promessa cumprida. “É uma obra aguardada há décadas. Nós colocamos como meta do nosso governo e estamos cumprindo. Comprometemos com a população a fazer essa reforma e por isso estamos assinando a ordem de serviço com previsão de entrega com menos de um ano”, reforçou.

 

A Escola Municipal Argeu Brandão, leva o nome de um professor e tem sua história cravada na memória dos primeiros habitantes da recém-emancipada Coronel Fabriciano. Argeu Brandão era professor rural e dava aulas na varanda de sua fazenda nas décadas de 1930 e 1940. Quando o município se emancipou, em 1949, o professor recebeu a homenagem dando seu nome à primeira escola.