Prédio da Prefeitura (antigo) - Paço Municipal - Solenidade de Inauguração da Reforma e Modernização do Prédio.

SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REFORMA E MODERNIZAÇÃO DO PRÉDIO PRINCIPAL DO PAÇO MUNICIPAL – JOÃO SOTERO BRAGANÇA.  – DIA 16.NOV.2022, AS 09 HORAS

 

 

CONCLUÍDO A REFORMA EM OUT.2022.

 

A Prefeitura de Coronel Fabriciano avança com o projeto de recuperação e modernização dos prédios públicos. O próximo espaço a receber obras é o Paço Municipal. Inaugurado em dezembro de 1970, é a primeira vez que o prédio principal da Prefeitura passará por uma reforma completa. A ordem de serviço foi assinada nessa quarta-feira, 8, com o início das obras já na próxima semana.

 

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente e contempla desde a instalação de novas redes elétrica e hidráulica, acessibilidade completa, incluindo elevador a construção de nova recepção com controle de acesso, banheiros públicos e salas de reuniões. Também está previsto novo desenho no estacionamento, visando ampliar o número de vagas, serviço de paisagismo e revitalização da fachada, mantendo as características originais.

 

As obras de recuperação e modernização dos prédios públicos refletem o compromisso da gestão em assegurar espaços de qualidade para os servidores e população. Além da construção de várias obras, a Prefeitura buscou recursos e conseguiu recuperar a estrutura já existente visando uso inteligente em prol da população. Dentre os exemplos, o prédio da “Fundação”, a torre de 900 m² inacabada atrás do Paço Municipal e agora, o prédio principal da Prefeitura.

 

A administração já assegurou R$ 1,4 milhão para custeio das melhorias, via Programa de Modernização Administrativa e Tributária (PMAT). O prazo estimado de execução é de quatro meses. Primeiro, serão feitas obras na parte externa e fachada. Depois, a parte interna andar por andar. “As equipes da Prefeitura já estudam com a empresa licitada a melhor forma de minimizar os impactos e executar as obras sem comprometer os serviços”, explica Fabrício Farias, gerente de Planejamento Urbano.

 

A empresa licitada é Urbanos Construtora e Incorporadora Ltda, com sede no Vale do Aço e no decorrer da obra, vai optar por contratar profissionais que residem em Fabriciano.

 

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

 

Concluída a reforma, o prédio principal da Prefeitura vai abrigar Fiscalização Tributária, Gerência Financeira, Cadastro e Dívida Ativa e a Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, incluindo os setores de atendimento ao público, como Aprovação de Projetos, Habitação, Meio Ambiente. Todos os andares contarão recepção, salas de reunião e banheiros.

 

O prédio principal será interligado ao novo paço municipal, que entra na reta final de obras. O novo paço conta com cinco andares, estacionamento subterrâneo, auditório com 145 lugares, área de convivência totalizando 2,3 mil m² de área construída. Até o final deste ano, com os dois prédios já concluídos e em pleno funcionamento. Com isso, a cidade ganhará um prédio público moderno, amplo, confortável e funcional para o servidor e para o cidadão, onde funcionarão todos os serviços administrativos num só local. Outro benefício é a economia para os cofres públicos com a mudança de setores que sempre funcionaram em imóveis alugados para “casa” própria.

 

Após mais de 50 anos de uso, o prédio da principal da Prefeitura de Coronel Fabriciano (sede do paço municipal) foi completamente reformado e modernizado. Nesta quarta-feira, 16/11, com grande presença de autoridades, empresários e servidores municipais, o prefeito Dr. Marcos Vinicius inaugurou as obras no edifício sede.

 

Foram investidos R$ 2,3 milhões, em recursos próprios, para melhorias na infraestrutura, implantação da acessibilidade completa e aquisição de novos mobiliários e equipamentos. O prefeito destacou que a entrega da “nova” sede do do Complexo do Paço Municipal põe fim ao ciclo de aluguéis por falta de prédios públicos.

 

“Quando fizemos o prédio anexo, vimos a necessidade da reforma da sede. Só com a economia em aluguéis conseguimos quitar a construção do prédio anexo (inaugurado em abril 2021) e reformar a sede. Já uma prática da nossa gestão: planejar e fazer investimentos que possam ser pagos com responsabilidade e zelo com o dinheiro público, que é do cidadão”, explica Dr. Marcos Vinicius.

 

O cidadão já é atendido no local com serviços diversos. Funcionam na sede da Prefeitura: Cadastro, Tributário/IPTU e Protocolo (Secretaria de Governança Financeira e Orçamentária) e todos os setores da Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, incluindo Aprovação de Projetos; Planejamento e GEO. Em média, são atendidos presencialmente cerca de 120 pessoas/dia.

 

“Agora, todas as nossas secretarias e gerências estão em prédios próprios e acessíveis. Entendemos que temos que dar o exemplo e que todo cidadão tem o direito de ir e vir, usar os serviços públicos – o que não ocorria, já que era uma obra antiga. Também conseguimos concentrar todo o efetivo no mesmo ambiente de trabalho, o que facilita para o cidadão”, completa o prefeito de Fabriciano.

 

“NOVA” SEDE DO PAÇO MUNICIPAL

Esta é a primeira reforma desde a sua inauguração. Na solenidade, estiveram presentes o vice-prefeito Sadi Lucca, vereadores, secretariado municipal, imprensa regional e convidados. Também foi homenageada a família de João Sotero Bragança, que emprestou o nome ao edifício, erguido em 1970 pelo então prefeito Mariano Pires Pontes. A homenagem foi recebida por Maurício Bragança, neto do pioneiro João Bragança.

 

QUALIDADE PARA ATENDER O CIDADÃO

Aproximadamente 90 servidores municipais trabalham no local com conforto e segurança, garantindo assim, a qualidade no serviço prestado. Funcionária efetiva da pasta de Planejamento, a assistente social Marcela Maia de Melo compara as condições de trabalho anteriores com a atual, oferecida pela gestão Novos Tempos.

 

“Por mais de sete anos, trabalhei num local praticamente insalubre, o que era ruim para o atendimento ao cidadão e também para nós, servidores. Estou feliz pela oportunidade de trabalhar em novo ambiente, que promove a acessibilidade e como espaços adequados para fazer os atendimentos, com sigilo profissional. As melhores condições refletem diretamente na qualidade dos serviços prestados”, avalia.

 

MODERNO, SEGURO E ACESSÍVEL

As obras contemplaram desde recuperação de toda a parte de alvenaria, telhado e piso, adequação e acessibilidade – incluindo um elevador – até a instalação de novas redes hidráulica, elétrica e lógica. Também foram feitos novo desenho no estacionamento para ampliar vagas, serviço de paisagismo e revitalização da fachada, mantendo as características originais da sede da Prefeitura.

 

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação. “Fizemos toda reformulação da antiga estrutura para contemplar acessibilidade, segurança e os quase 90 servidores que atendem a população diretamente. Agora, todos têm acesso aos três andares, promovendo assim a eficiência na gestão pública”, explica o gestor da pasta, Douglas Prado.

 

Já a execução, ficou a cargo da equipe da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos. “Esta foi a primeira grande reforma do prédio da sede, que traz não só segurança e comodidade, mas economia para o município. E esta obra tem uma particularidade, pois mais de 50% foi realizada por servidores da própria secretaria de obras”, destaca o secretário Fabrício Farias.

 

A reforma e modernização do prédio foi realizada em cerca de 16 meses (1 ano e 4 meses).