Criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

Em reunião realizada na segunda-feira, (22), Coronel Fabriciano elegeu os membros do CODECEL - Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, para o biênio 2021/2023. O CODECEL é um órgão colegiado consultivo, deliberativo e de assessoramento do Poder Executivo Municipal, vinculado à Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. É a primeira vez que a cidade conta com um conselho para discutir, de maneira conjunta, perspectivas para o desenvolvimento da cidade.

Compõe a diretoria do CODECEL o empresário Antônio Eugênio Fernandes (presidente); Eduardo Sudário, do Rotary Clube (vice-presidente); Marcilélia Jacob, da OAB, (secretária) – a chapa foi eleita por aclamação. Na ocasião também foram empossados os outros 17 membros de diversos setores que irão colaborar com o novo conselho, além de 20 suplentes. O Conselho é paritário, sendo 10 cadeiras destinadas ao poder público e outras 10, para entidades de classe, associações e do setor produtivo local.

Para o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius (PSDB), a eleição do conselho é um novo marco para a o desenvolvimento da cidade. “A Eleição deste conselho é um sonho, principalmente para a classe empresarial, a classe que empreende e que vai ter a autonomia de participar de forma efetiva nas políticas de desenvolvimento econômico do município” conclui.

O objetivo do conselho é estabelecer diretrizes para o desenvolvimento do município através de parcerias publico-privadas, com participação da sociedade civil, atraindo investimentos para a cidade e promovendo a geração de emprego e renda. O presidente eleito, Antônio Eugênio Fernandes, comentou as expectativas para o mandato. “Nós temos muitos projetos e agora iremos definir os planos de ação, metas a serem cumpridas e montar nosso plano de trabalho”.

A posse foi prestigiada por vereadores, representantes da Fiemg, Rotary Clube, OAB, Sindcomércio, Acicel-CLD, Unileste-MG, Maçonaria, associações comerciais e produtores rurais, sociedade civil organizada e setor produtivo, Sebrae, secretários municipais e empresariado.

FABRICIANO 2030

O conselho será fundamental no incremento e efetivação das ações do Fabriciano 2030 - Agenda Estratégica de Desenvolvimento Econômico Local. A agenda foi construída a várias mãos no decorrer do ano de 2019 e 2020 e mapeou áreas estratégicas e potenciais para o fomento da economia local para os próximos 10 anos. O estudo foi coordenado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Prefeitura, Acicel/CDL e Unileste.

O gerente Regional do Sebrae, Fabrício César Fernandes, destacou que a criação do novo conselho é uma das ações previstas no Fabriciano 2030 e essenciais para alavancar a economia da cidade. “É uma perspectiva bastante desafiadora, e este conselho será o guardião e gestor das ações para tornar Coronel Fabriciano uma cidade mais prospera e mais desenvolvida através da Agenda 2030.”