Emoção marca o sorteio de mais 240 moradias populares em Fabriciano

O sonho da casa própria está mais próximo para 240 famílias de Fabriciano contempladas com o sorteio dos apartamentos do conjunto habitacional Buritis, no bairro São Vicente. O sorteio público das moradias populares – o segundo realizado pela Prefeitura em 2019 – aconteceu nesta sexta-feira, 20/12, em um evento marcado por muita comoção e esperança de um futuro melhor.

Em fase final de obras, os apartamentos são para atender pessoas de menor renda, que pagam o aluguel com dificuldade, vivem de favor em casa de parentes ou estavam há anos no aluguel social. “É uma nova vida para mim e meus três filhos. Cheguei a construir uma casa, mas a perdi na enchente de 2013 e estava no aluguel social desde então. Não estou me contendo de felicidade, é um sonho realizado”, disse a comerciária Layden Dysen, 32, que saiu direto do trabalho para acompanhar o sorteio.

Para Hilda Pereira Bruzzi, 70 anos, a casa própria põe fim a uma espera de quatro décadas. “Casei, mudei para Fabriciano e criei os seis filhos no aluguel. Mas nunca perdi as esperanças. Deus faz as coisas no tempo certo e só ele para abençoar a família do prefeito e toda a sua equipe que tem feito tanto pela cidade”, conta a dona de casa. O mecânico de manutenção, Eliezer Silva, 50 anos, também comemorou: “moro há mais de 30 anos de aluguel e esse apartamento foi um presentão de Natal”, conclui.

No residencial Buritis, no São Vicente, são construídos 500 apartamentos, em fase final de obras. Neste sorteio, foram 240 unidades; as demais 260 estão previstas para serem sorteadas em março de 2020. Antes, em junho deste ano, a Prefeitura sorteou os 288 apartamentos no residencial Contente I, no Contente. Cada apartamento possui 45 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço e os residenciais, infraestrutura completa.

As moradias são para atender famílias de menor renda.

MORADIA PARA QUEM PRECISA

A solenidade reuniu, além dos beneficiários, equipe da Gestão Novos Tempos, representantes Sindcomércio e entidades, conselhos municipais e vereadores. O presidente da Câmara, Adriano Martins, elogiou o trabalho da atual gestão. “Há mais de 20 anos não se falava e nem se construía casa popular em Fabriciano. A atual gestão está dando a chance das pessoas sonharem, sair do aluguel e ter a casa própria”, resume.

O prefeito Dr. Marcos Vinicius reafirmou a seriedade do programa e antecipou que, em março, haverá nova abertura de cadastro e mais um sorteio de moradias. “A missão do gestor é transformar. A construção de moradias não era parte do nosso plano de governo; mas foi uma demanda identificada logo ao assumirmos a Prefeitura, em 2017, com centenas de famílias vivendo em áreas de risco ou no aluguel social há décadas. Com muito esforço, conseguimos recursos e as moradias já estão quase prontas para trazer dignidade e qualidade de vida para quem precisa”, conclui o prefeito.

Os contemplados precisamo apresentar a documentação e comprovar os dados da inscrição.

Durante a solenidade, as pessoas sorteadas já receberam a lista de documentos necessários que deverão ser apresentados a Prefeitura, comprovando os dados informados na inscrição. Em seguida a documentação segue para a Caixa Econômica para análise e, posterior, assinatura do contrato de mutuário.

Clique aqui para conferir a lista de sorteados para o Fabri, Meu Lar.

Dúvidas ou mais informações sobre o Programa “Fabri, Meu Lar”:

Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente

Coordenadoria de Habitação – 1º andar da Prefeitura. Telefone: (31) 3846-7083.