Card image

Fabriciano recebe - Expedição Piracicaba

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Gerência de Meio Ambiente, recebe na próxima terça-feira, 4 de junho, a Expedição Pela Vida do Rio – I Descida no Piracicaba. Promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH), a iniciativa tem o objetivo de mobilizar as cidades da bacia em prol da revitalização e recolhimento de dados para conhecer a realidade atual.

 

A expedição iniciou na nascente do Rio Piracicaba, em Ouro Preto, e chega pelo bairro Amaro Lanari, onde seguirá para a Praça Dr. Louis Ensch, Centro, para a entrega do diagnóstico do Programa Rio Vivo, às 10h. A expedição faz parte da comemoração do Mês do Meio Ambiente que, em Fabriciano, que contará com ações voltadas para a preservação e conscientização (confira a programação ao final da matéria).

 

A equipe da expedição é formada por profissionais na área ambiental, cinegrafistas, fotógrafos e jornalistas que está percorrendo os 21 municípios que compõem a bacia do Piracicaba, sendo uma equipe trabalhando por terra e outra por água. Em cada cidade são realizados debates com discussão sobre os problemas das localidades, novas formas de tratamento de resíduos e efluentes e resgate do rio com participante ativo da vida das pessoas.

 

O encerramento da expedição ocorre na cidade de Ipatinga no dia 5 de junho, onde entidades ambientais vão realizar um encontro com movimentos ambientais, ONG’s, instituições de ensino e entidades que atuam e se preocupam com a questão socioambiental.

 

DIAGNÓSTICO

 

Em Fabriciano, além da solenidade para receber a expedição, os agricultores da Serra dos Cocais e áreas rurais-municipais receberão do Programa Rio Vivo o diagnóstico ambiental individual de sua propriedade – consiste no levantamento de dados para a revitalização dos corpos d’água, aumento da quantidade de água e melhoria da qualidade da água nas bacias contempladas, além de promover o aumento da infiltração das águas de chuva no solo, controle do carreamento de sedimentos para corpos d’água, tratamento de esgotos domésticos e tratamento de água para abastecimento.

 

 Os agricultores também receberão o CAR – Cadastro Ambiental Rural, que faz parte do diagnóstico ambiental.

                             

MÊS DO MEIO AMBIENTE – PROGRAMAÇÃO

 

3 a 7 de junho | 09h às 15h | Tenda Cidadã - Praça Dr. Louis Ensch

Exposição das ações ambientais desenvolvidas no município, conscientização ambiental, e doações de mudas na semana do meio ambiente. Informações dos programas ambientais desenvolvidos no Meio Ambiente.

 

4 de junho | 10h | Praça Dr. Louis Ensch

Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio: Solenidade com autoridades para a Entrega do diagnóstico do Programa Rio Vivo e do CAR aos proprietários rurais do município.

 

12 de junho | 9h | Saída da rua José Vieira Simões

Campanha Fabri Limpa: Caminhada de conscientização dos moradores quanto ao descarte irregular de entulho e resíduo domiciliar, com alunos da Escola Municipal Joaquim de Ávila Neto.

 

13 de junho | 10h | Bairro Frederico Ozanam)

Instalação Ecobarreira: O objetivo é remover e reciclar, diariamente, uma parcela de materiais flutuantes dos córregos que cortam a cidade e deságuam no Rio Piracicaba.

 

18 de junho | 9h30 | Gabinete – Prefeitura de Coronel Fabriciano

Outorga Selo Verde às empresas certificadas do município: Certificação das empresas que reafirmaram o seu compromisso ambiental com Coronel Fabriciano. A certificação, que é inédita no município, é uma iniciativa da gestão novos tempos. O “selo verde” integra o pacote de políticas públicas na área ambiental em curso pela atual administração.

 

25 de junho | 9h | Praça Marechal Floriano, Centro

Plantio de mudas ornamentais: Apoio comunidade local e o Instituto Presbiteriano do Vale do Aço – Ipreval

 

27 de junho | 9h30 | Av. Brasília, bairro Amaro Lanari

Cata - cata: Conscientização Ambiental com apoio da Associação de Desenvolvimento Ambiental Sociocultural do Bairro Amaro Lanari – ADAS.

 

30 de junho | 9h | APA da Biquinha

Caminhada ecológica: Participação dos alunos do Programa Mexa-se.