Card image

LED - ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO

CIDADES INTELIGENTES: CORONEL FABRICIANO É PIONEIRA EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Coronel Fabriciano avança na troca das lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio pelas luminárias de LED com o Programa Integrado de Eficiência Energética (PIEEF) – Fabri Nova Luz. A partir desta semana, as equipes vão trabalhar para levar a nova iluminação em mais 105 ruas em 20 bairros da cidade, totalizando 554 pontos (confira a lista ao final da matéria)

 

Nesta 1ª fase, foram contemplados os seguintes bairros do Setor II: Caladinho de Baixo, Santa Terezinha II e Morada do Vale; e do Setor VII: Caladinho de Cima, Pedreira, Serra Azul, Pomar, Nova Tijuca e Professores. Os serviços são realizados pela Selt Engenharia, empresa especializada licitada pela Prefeitura.

 

Além das novas luminárias, serão feitas extensões de rede, melhorias e instalação de postes. “O Fabri Nova Luz um programa de eficiência energética que não consiste só na troca das lâmpadas, mas sim na economia que este sistema trará para o município. Após as trocas de lâmpadas, será feito o quantitativo desta economia. Deve ser levado em conta também o quesito segurança pública, pois com as ruas mais iluminadas é notória a segurança e o conforto que o munícipe tem ao sair de casa”, afirma o Prefeito, Dr. Marcos Vinicius.

 

A meta da Prefeitura é atender, até 2020, 70% da cidade com a nova iluminação. Entre duas mil e três mil luminárias são equipadas com um “sistema inteligente”, de controle de luminosidade e preparadas para receber câmeras de vídeo e redes wifi.

 

 

O cronograma com os dias e as ruas que receberão a nova iluminação de LED será postado semanalmente nas redes sociais da Prefeitura de Coronel Fabriciano.

 

Na semana passada, a Prefeitura entregou o lote 16 do Fabri Nova Luz, contemplando mais 15 ruas, dentre elas, a Avenida Maanain que interliga os bairros Caladinho e Silvio Pereira II. A Avenida Maanain, onde está situada a UPA 24 Horas de Coronel Fabriciano, com previsão de inauguração para os próximos dias. Só na via, foram instalados 63 luminárias com lâmpadas de LED.  

 

Com a entrega do lote 16 e o lote 17 em andamento, Fabriciano vai atingir a marca 7.712 pontos com iluminação de LED, o que corresponde a mais de 61,6% de um total 11.500 pontos. A iniciativa já contemplou 475 ruas, avenidas e praças em todos os bairros da cidade. Vale lembrar que boa parte das novas luminárias é equipada com um “sistema inteligente”, de controle de luminosidade e preparadas para receber câmeras de vídeo e redes wifi.

 

 “As luminárias de LED têm maior luminosidade e vida útil do que as de vapor de sódio. E tem o fator econômico, que pode chegar até 30%”, explica o secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Nelson Diniz. Além disso, a iniciativa garante mais segurança, uma vez que a nova iluminação dá mais claridade para as ruas, praças e trechos beneficiados. Os serviços são realizados pela Selt Engenharia, empresa especializada licitada pela Prefeitura.

 

 

 

LISTA DE RUAS E BAIRROS BENEFICIADOS – ETAPA 17

·         Bairro Amaro Lanari: Ruas Pará, Belém e Vitória.

·         Bairro Mangueiras: Ruas Fluminense, Flamengo e João Evangelista dos Anjos

·         Bairro Centro: Ruas Boa Vista (Final) e Treze de Maio,

·         Bairro Professores / Santa Helena: Ruas Lauro Pereira, São José, Joaquim César Santos, Ramiro Camargo e Márcio Albeny.

·         Bairro Todos os Santos: Ruas Durval de Matos, Maria Francelina e Luiz Santos.

·         Bairro Manoel Domingos: Ruas A, B, C, D e E

·         Bairro Bom Jesus: Ruas Augusta, Oito de Outubro e Rua Pérola.

·         Bairro Nova Tijuca: Rua Cinco.

·         Bairro Caladinho de Cima: Rua Comanche, Goytacazes, Arariboia, Xavantes, Miranhas (Continuação Xavantes), Tupã, Itaberália, Tapuias, Caetés e Becos Um, Dois, e Três (Rua Jamari)

·         Bairro Olaria: Ruas Felício Barros, Trinta e nove, Dez, Doze, João Alves Filho e Ipanema.

·         Bairro Residencial Bosque Azul: Ruas Francisca Pereira, Vinte e oito e Vinte e sete.

·         Bairro Melo Viana: Ruas Dedé de Melo, Dona Helena, Antônio Rafael Silva, Teófilo Otoni, Cambuquira, Caxambu, Santo Antônio, Jequitibá, Lambari, São Francisco, Caratinga, Itabira, Orquídea, Eusébio Brito, Flórida, Viçosa, Pio XII, São Joaquim, Araxá, Piraporã e Ipatinga.

·         Bairro Recanto Verde: Ruas Bário, Césio, Rubídio e Reno.

·         Bairro Santa Cruz: Ruas Austrália, França, Havaí e Índia.

·         Bairro Silvio Pereira II: Ruas João Batista, Servidão, Vinte e três e Vinte e dois.

·         Bairro Silvio Pereira I: Ruas Acaiaca, Rio Doce, Alvinópolis e Ipatinga.

·         Bairro Floresta: Ruas Peroba, Ipê, Acácia, Jequitibá, Castanheira e Canela.

·         Bairro Manoel Maia: Ruas Júpiter e Sol.

·         Bairro Gávea: Rua C e E.

·         Bairro Judith Bhering: Ruas Gálatas, Isaías, Jeremias, Gênesis, Hebreus, Levítico, Malaquias, Filipense, Esdras, Benjamim e Colossenses

 

SERVIÇO

>> Iluminação Pública

Manutenção e melhorias na iluminação pública, como substituição de lâmpadas e luminárias em ruas e praças, podem ser solicitadas à Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos. Basta informar a rua e o número do imóvel mais próximo ao poste. A solicitação será atendida conforme a programação.

 

Segunda à sexta-feira, das 7h às 16h

Rua Nova Almeida, nº 60 – Bairro Giovannini

Telefone: (31) 3846-7752.

 

>> Fornecimento e distribuição de Energia Elétrica

O fornecimento e distribuição de energia elétrica continuam sob a responsabilidade da Cemig, concessionária responsável por estes serviços.

 

Informações: 0800 721 0116.

 

 

Coronel Fabriciano saiu na frente no conceito de Cidades Inteligentes em sistemas de iluminação pública. O programa Fabri Nova Luz, iniciado em dezembro de 2018, vai possibilitar ao município ter total controle do serviço de iluminação e ainda usufruir de outras possibilidades como a implantação de sensores que podem alertar a administração municipal de problemas cotidianos, como um esgoto entupido, um incêndio repentino ou uma enchente que ameaça inundar áreas importantes. A parceria do município foi firmada com a empresa Selt Engenharia, vencedora da licitação para instalar 11 mil pontos de Led até 2020, a chinesa ZK Link Thecnology e sua intermediária no Brasil, a NKT Eficiência Energética.

 

Até o momento, foram substituídos 3 mil pontos de luz, com a troca das lâmpadas de sódio e mercúrio por Led. As novas lâmpadas consomem 80% menos, mas a tecnologia vai além disso, como revela José Inácio Melo Marinho, proprietário da NKT. “A gestão do sistema de monitoramento possibilita, por exemplo, que a gente identifique uma lâmpada queimada e faça a troca antes mesmo do cidadão reclamar, e mais; com o controle da potência, nós podemos programar a luminosidade conforme o período do ano, o movimento noturno e até identificar problemas na rede que hoje não temos o menor alcance” afirma.

 

Ao receber representantes da empresa chinesa e da NKT em seu gabinete, o prefeito, Dr. Marcos Vinicius, agradeceu a parceria e comemorou o pioneirismo no investimento. Os primeiros resultados na economia do município com a iluminação pública, já provam que valeu a pena, algo em torno de R$300 mil por ano. O prefeito considera, no entanto, que outros fatores no investimento são tão importantes quanto a redução na despesa. “A gente ganha uma autonomia jamais vista, uma vez que podemos instalar uma central onde dois funcionários poderão fazer toda a gestão da iluminação pública da cidade. É o conceito das smart city, uma tendência nos lugares mais evoluídos no mundo e a gente fica satisfeito por estar sendo pioneiro nessa tecnologia e sendo exemplo para outros municípios”, disse.

 

A experiência de Fabriciano é considerada uma case de sucesso também para os chineses. “É a primeira cidade do Brasil a contar com a nossa tecnologia. Nós acreditamos que isso será de muita utilidade para a cidade e esperamos que os moradores gostem dessa novidade que trouxemos em parceria com a prefeitura”, disse Joyce Shao, diretora da ZK Link no exterior.