Magalhães Pinto tem sinalização revitalizada e é preparada para nova iluminação por LED

O trânsito da Avenida Magalhães Pinto fica mais seguro e humanizado a cada dia. A Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realiza a revitalização da sinalização do trânsito. Neste fim de semana foram feitas a pintura mecanizada das passagens de pedestre e demarcação das faixas, com tinta especial para refletir luz a noite – sinalização horizontal – e a poda das árvores do canteiro central da via.

A primeira etapa foi a instalação da nova sinalização vertical, com placas maiores e em conformidade com os padrões do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Além das melhorias no trânsito, a avenida também receberá nova iluminação de LED, prevista para ser instalada já no segundo semestre deste ano. Os trabalhos começaram no último dia 10 de junho e seguem ao longo desta semana.

A gerente de Mobilidade Urbana e Transporte, Graziella Pires, explica que a programação da sinalização e poda foi pensada de forma a não impedir ou prejudicar o trânsito, gerando o menor transtorno possível para a população. “O trabalho é feito durante o dia, uma vez que a pintura das faixas é mecanizada e o equipamento (caminhão) faz muito ruído, incomodando o descanso das pessoas que moram na avenida. Também tomamos o cuidado de impedir apenas uma faixa por vez da avenida para fazer a pintura”, argumenta.

Também foi feita a poda de árvores no canteiro central da Avenida.

“ONDA VERDE”

A nova sinalização também orienta sobre o “Onda Verde”, em funcionamento na Avenida Magalhães Pinto desde dezembro do ano passado. Para aproveitar o sistema e encontrar a passagem liberada nos cruzamentos, os motoristas devem manter a velocidade constante de 40 km/h na via. Além disso, os semáforos em funcionamento ao longo da avenida vêm equipados com temporizador – que informam aos motoristas o tempo restante para a mudança do sinal luminoso, do verde para vermelho. O objetivo desta e de todas as outras mudanças é dar mais fluidez e segurança ao trânsito.

GERALDO INÁCIO E OUTRAS RUAS

A revitalização da sinalização da Avenida Magalhães Pinto integra o projeto Mobilidade com Qualidade, de modernização do trânsito da cidade. Concluídas as melhorias na via, as equipes da gerência de Mobilidade Urbana e Transporte da Prefeitura farão a sinalização horizontal e instalação de novas placas de trânsito nas ruas paralelas ao Eixo Magalhães Pinto, que passarão por mudanças de circulação, e Avenida Geraldo Inácio. Posteriormente, o trabalho será feito na área Central da cidade.

As placas de sinalização seguem o padrão do Denatran