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Novo Viaduto - Av. Magalhães Pinto

A Prefeitura de Coronel Fabriciano deu um importante passo para efetivar a construção do novo viaduto da BR 381, sobre a Avenida Magalhães Pinto. O processo de licitação para o início das obras foi homologado nesta segunda-feira, 26/9. 

 

O custo estimado é de R$ 5,3 milhões, sendo R$ 3 milhões assegurados junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e R$ 2,3 milhões em recursos próprios do município. O prazo de execução é de até seis meses, mas a Prefeitura trabalha para dar celeridade ao processo e realizar as obras em até quatro meses. 

Os próximos passos: assinatura do contrato com a empresa licitada; inserção das informações na plataforma Mais Brasil para avaliação e liberação da ordem de serviço pelo DNIT. Estima-se um prazo de 20 dias para o início da obra.

 

A empresa vencedora do certame foi a empresa Ribeiro Alvim Engenharia LTDA, que cumpriu todos pré-requisitos exigidos no edital (nº 0004/2022).

 

PROJETO APROVADO

O projeto executivo elaborado pelo município, e aprovado pelo DNIT, contempla o alargamento das vias inferior (com abertura de 2 novas pistas na Magalhães Pinto – uma para cada sentido) e uma terceira pista na superior (1 pista extra no sentido Fabriciano-Timóteo, na Tancredo Neves) e elevação da altura do gabarito dos atuais 3,60 metros para 5 metros.

 

O projeto estrutural do município foi elaborado pela Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação e contempla todas as variantes deste tipo de obra – topografia, sondagem, cálculos estruturais, planilha de custos, estudo de tráfego e a licença ambiental – e considera ainda que viaduto integra a malha viária urbana e, portanto, está inserido no plano de mobilidade urbana do município. 

 

OBRAS COM CELERIDADE

Cumprida todas as etapas que competiam ao município, a Prefeitura trabalha junto ao DNIT para garantir a liberação a ordem de serviço o quanto antes para o efetivo início das obras com o máximo celeridade. Na próxima semana está agendada uma audiência com representantes do órgão federal.

 

Por se tratar do trevo central da cidade, com saída para bairros e Centro, a obra terá um grande impacto na vida dos fabricianenses. Para isso, a Prefeitura está empenhada para garantir condições de executar com agilidade e segurança. Inclusive, os retornos já foram construídos para serem usados por veículos durante a execução das obras do viaduto.

REIVINDICAÇÃO ANTIGA

Desde 2017, a atual gestão municipal tenta viabilizar junto ao órgão federal a reconstrução do viaduto para permitir o tráfego de caminhões de grande porte ainda feito dentro da cidade e, o mais importante, garantir a segurança da população.

 

Depois várias tratativas, reuniões e gestão política, a Prefeitura de Fabriciano conseguiu aprovar o seu projeto de reconstrução do viaduto junto ao DNIT em 2020. A sinalização positiva para execução das obras definitivas veio após o órgão federal realizar obras emergenciais para “manter a segurança e o viaduto de pé”, com instalação de vigas metálicas de cerca de 50 centímetros de espessura.


O viaduto, que foi construído na década de 60, tem 3,6 metros de altura, está com a estrutura em risco devido aos veículos de grande porte que acabam “entalando” no vão local. A norma exigida pelo DNIT é que altura seja de no mínimo 4,5 metros, parâmetro que já estava em vigor na década de 60.

Engenheiro e técnicos do Departamento de Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estiveram nessa terça-feira, 6, em Coronel Fabriciano para um trabalho de análise e medição no viaduto da Avenida Tancredo Neves sobre a Avenida Magalhães Pinto. O viaduto é a principal ligação da cidade – bairros do Melo Viana e Centro – e ao longo dos anos sofre abalos constantes devido a colisão de caminhões que normalmente ficam agarrados debaixo da estrutura que possui apenas 3,6m de altura.

 

Os impactos são visíveis e tem sido pauta de reuniões do prefeito Dr. Marcos Vinicius com o DNIT. O objetivo da administração municipal é viabilizar junto ao órgão federal, uma obra de reconstrução do viaduto para permitir o tráfego de caminhões de grande porte ainda feito dentro da cidade.

 

Durante a visita, os técnicos do DNIT da Superintendência Regional, com sede em Governador Valadares, analisaram e mediram as cabeceiras do viaduto, altura, as vigas de sustentação que atualmente se apresentam deterioradas. O trabalho durou mais de uma hora e mobilizou os Agentes Municipais de Trânsito e a Policia Militar no desvio do trânsito no local e orientação dos motoristas para acessaram vias alternativas. A vistoria também foi acompanhada pelo secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Nelson Diniz.

 

Segundo o secretário, neste primeiro momento, a proposta é fazer uma obra emergencial de sustentação do viaduto. O objetivo do serviço é garantir a segurança dos veículos que passam pelo local enquanto o projeto de readequação do viaduto é elaborado. “Este problema é antigo em nossa cidade e nós estamos trabalhando para resolver esta situação. Por meio desta medição, o DNIT vai estabelecer qual o melhor projeto para as intervenções”, disse.

O DNIT informou à prefeitura que uma das alternativas para resolver o problema é o alteamento do viaduto. A proposta seria de suprimir a viga atual que possui cerca de 0,80cm de altura e substituir por um método de escoramento de invertido. “Essa adequação da estrutura possibilitaria um ganho de altura, podendo chegar a 4,5 metros”, explicou Nelson Diniz.

 

GERENCIAMENTO DO TRÂNSITO

Atualmente o município, pleiteia junto ao DNIT, a municipalização do trânsito da Avenida Tancredo Neves, antiga BR-381. O objetivo é realizar melhorias na sinalização e mudanças no trânsito que estão previstas no Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Entre as intervenções estão: as ligações da Rua São Sebastião com a Rua José Semião, e da Rua Julita Pires Bretas com a Av. Tancredo Neves, além da sinalização e adequações de alguns cruzamentos que atualmente são alvo de reclamações de motoristas.

19.07.2022

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, iniciou nesta sexta-feira, 19, as intervenções para desvio de trânsito antes da interdição do viaduto da Avenida Tancredo Neves, localizado sobre a Avenida Magalhães Pinto. O objetivo é viabilizar uma obra de reforço estrutural do viaduto. Inicialmente será realizada uma conexão entre as alças do viaduto formando uma grande rotatória.

O Viaduto, que foi construído na década de 60, tem 3,6 metros de altura, está com a estrutura em risco devido aos veículos de grande porte que acabam “entalando” na estrutura. Hoje a norma exigida pelo DNIT é essa altura seja de no mínimo 4,5 metros.

“Essa é uma reivindicação antiga da população que vai garantir mais segurança para quem trafega pelo trecho,” explica a Gerente de Mobilidade Urbana e Transporte, Graziella Pereira.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Atrelada à obra do viaduto, a Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, juntamente com a Gerência de Mobilidade Urbana e Transporte está realizando uma série de intervenções que acontecerão nos principais trechos: O primeiro será na ligação do centro da cidade ao Melo Viana, entre a rua São Sebastião, cruzando a Tancredo Neves, sentido à rua José Simeão - próxima a Feira Livre; o segundo será na Avenida Julita Pires à Avenida Tancredo Neves.

Segundo Graziella Pereira, as alterações estão acontecendo em tempo hábil, pois como o trecho do viaduto ficará interditado por algum tempo, o trânsito sofrerá menos congestionamento e os motoristas terão alternativas de acesso.  

 

07.02.2020

Na próxima segunda-feira, 10, o viaduto da BR 381, sobre a Avenida Magalhães Pinto, será interditado para obras emergenciais de caráter estrutural. Três vigas metálicas de cerca de 50 cm de espessura serão adicionadas ao equipamento urbano para garantir seu funcionamento até a execução das obras definitivas.

 

A previsão é que as intervenções, realizadas pelo DNIT, sejam executadas em até 15 dias, período em que o viaduto ficará interditado. Para garantir a segurança e mobilidade no tráfego de veículos durante esse período, o DNIT e a Prefeitura de Fabriciano se anteciparam e já executaram intervenções nas vias ao entorno do local.

 

O Secretário de Governança de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Douglas Prado, explica que as obras serão paliativas e que um projeto de recuperação definitiva do viaduto será protocolado já na próxima semana em Brasília. “A Prefeitura vai acompanhar juntamente com o DNIT todas as etapas para a aprovação do projeto, garantindo a execução da reforma definitiva do viaduto o quanto antes”, afirma.

 

REFORMA NECESSÁRIA

 

A reforma definitiva é reivindicada pela Prefeitura desde 2017, dada às condições de conservação do equipamento. O viaduto é a principal ligação da cidade – bairros do Melo Viana e Centro – e ao longo dos anos sofre abalos constantes devido à colisão de caminhões que normalmente ficam agarrados debaixo da estrutura que possui apenas 3,6 metros de altura e que após a obra será elevada a 5 metros. De acordo com o projeto preliminar da Prefeitura, o custo estimado da reforma é de R$ 3,2 milhões com prazo de execução de quatro meses.

 

Batizado de Pastor Pimentel, o viaduto foi construído no começo da década de 1960, durante o mandato do então governador José de Magalhães Pinto. O nome homenageia o pastor José Alves Pimentel, fundador das Assembleias de Deus do Vale do Aço, e que na época pastoreava a igreja que fica próxima ao local.

 

 

11.08.2021

 

A Prefeitura de Coronel Fabriciano deu um importante passo na luta pela reconstrução do Viaduto Pastor Pimenta, na Avenida Tancredo Neves e sobre a Avenida Magalhães Pinto – trevo da cidade. Nessa terça-feira, 10/8, o prefeito Dr. Marcos Vinicius reuniu-se com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e obteve a garantia do investimento de R$ 3 milhões para realização das obras junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). A contrapartida do município será de R$ 1,3 milhão.

 

A reunião aconteceu em Brasília (DF). Na ocasião, também foi acordado que será celebrado um convênio de transferência e delegação do trecho da BR-381 (Avenida Tancredo Neves) ao município. A municipalização do trecho era uma das condicionantes do governo federal para a liberação do recurso e já era reivindicada pela Prefeitura há mais de cinco anos.

 

Também participaram da reunião os deputados estaduais Tito Torres (PSDB) e Celinho do Sinttrocel (PCdoB); deputados federais Domingos Sávio (PSDB) e Hercílio Diniz (MDB) e o suplente de senador Alexandre Silveira, atual presidente do PSD-MG e diretor de assuntos técnicos e jurídicos do Senado.

 

Desde 2017, a atual gestão municipal tenta viabilizar, junto ao órgão federal, a reconstrução do viaduto para permitir o tráfego de caminhões de grande porte ainda feito dentro da cidade e, o mais importante, assegurar a segurança da população. O viaduto, que foi construído na década de 60, tem 3,6 metros de altura e está com a estrutura em risco devido aos veículos de grande porte que acabam “entalando” na estrutura.

 

A norma exigida pelo DNIT é que a altura seja de no mínimo 4,5 metros, parâmetro que já estava em vigor na década de 60.

 

PROJETO APROVADO

A proposta elaborada pelo município – já enviada ao DNIT – contempla o alargamento das vias inferior (com abertura de 2 novas pistas na Magalhães Pinto – uma para cada sentido) e uma terceira pista na superior (1 pista extra no sentido Fabriciano-Timóteo, na Tancredo Neves) e elevação da altura do gabarito para 5 metros. A obra tem o custo estimado em R$ 4,3 milhões. O projeto do município considerou ainda que o viaduto integra a malha viária urbana, e está localizado num ponto de ligação entre os bairros e Centro, necessidade de melhorias no ponto de estrangulamento do tráfego no local.

 

 

O projeto estrutural custou R$ 80 mil e contempla todas as variantes deste tipo de obra, com topografia, sondagem, cálculos estruturais, planilha de custos, estudo de tráfego e a licença ambiental.