Card image

Prefeitura adquire novo aparelho para acompanhar gestações de alto risco

Com o intuito de intensificar a qualidade da assistência à saúde da mulher – e da criança –, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, adquiriu um aparelho de cardiotocografia fetal (CTG), inicialmente para atender as gestações de alto risco acompanhadas pela rede municipal.  Objetivo é garantir mais segurança as mães, durante toda a gestação, e as suas crianças. O investimento é de R$ 12,5 mil em recursos próprios da Prefeitura.

 

Em até 30 minutos, o aparelho registra a frequência cardíaca e os movimentos do bebê durante a gravidez. Ao final, é gerado um laudo semelhante ao eletrocardiograma, que será interpretado pelo médico especialista no Centro de Especialidades e Programas de Saúde (CEPS). “O aparelho é de extrema importância nesse momento para o pré-natal de alto risco. Em Fabriciano, priorizamos a assistência integral dentro da proposta estabelecida pelo prefeito e que aplicamos com muito rigor na secretaria”, afirma o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.

 

Para utilizar o serviço, após a consulta com o médico ou enfermeiro da unidade de saúde, a gestante é encaminhada ao CEPS, onde o especialista em pré-natal de alto risco avalia a gestação em versão holística. O agendamento é realizado no CEPS pela própria equipe.

 

SAÚDE DA MULHER

O município realiza diversos serviços voltados para a saúde da mulher.  No último mês, a Prefeitura anunciou a liberação de 900 exames de mamografias que serão realizadas até dezembro deste ano. Também fez a contratação de um pacote mensal de exames, com inicio de agendamento já a partir de janeiro de 2020, para zerar a fila de espera atual.

 

Em março deste ano, a Prefeitura também adquiriu um aparelho de ultrassonografia, no valor de R$ 115 mil, para ampliar os serviços da Saúde da Mulher. Atualmente, as gestantes dispõem de hidroginástica e de uma série de serviços nas UBS’s, como por exemplo, os exames preventivos contra o câncer de colo de útero.