Prefeitura garante R$ 1,1 milhão para obras de infraestrutura no Morro do Padre Rocha

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizou nesta quinta-feira, 14, o 2º Fórum Intersetorial de Atenção à Saúde Mental da Criança e do Adolescente. O fórum, instituído no município em maio de 2010, é um espaço de articulação e discussão intersetorial, para debater questões e demandas relacionadas à saúde mental de crianças e adolescentes, oferecendo subsídios para a construção das políticas públicas voltadas à população.

Realizado mensalmente, o fórum busca integrar os profissionais da rede de assistência que atuam com crianças e adolescentes com sofrimento mental ou com o uso abusivo de álcool/drogas. Os temas abordados são definidos conforme a demanda da rede intersetorial.

Em todo mês de março será discutido sobre o Autismo, tendo em vista a quantidade de casos no município, bem como o tratamento do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi). O fórum foi ministrado pela Fonoaudióloga Marli Faustino e a Enfermeira Giselly Fernandes e abordou sobre os cuidados e o preconceito em cima desse transtorno.

De acordo com a Referência Técnica do CAPSi, Mariana Gusmão, a realização dos fóruns é fundamental para fomentar ações intersetoriais ao público alvo. “Nós realizamos essas ações articulando diferentes equipamentos sociais, com o objetivo de capacitar quem atua com este público, por meio de um diálogo permanente com a rede sócio-assistencial e intersetorial. Dessa forma, nós garantimos que as discussões sejam pautadas nos princípios da saúde mental, da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial”, explicou.

O fórum é voltado aos profissionais da rede nas áreas da Educação, Assistência Social, Saúde, Instâncias Jurídicas, Conselho Tutelar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Fundação Comunitária Fabricianense (FUNCELFA), instituições de esporte e lazer, entre outras.